(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Visita Ad Limina Apostolorum
            Institucional             Visita Ad Limina Apostolorum      

Entre os dias 26 de setembro e 08 de outubro de 2020 os (Arce)Bispos do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão em Roma, na Itália, para realizar a tradicional Visita Ad Limina Apostolorum. O nome, em latim, significa no limiar, na soleira, na entrada, nos limites (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos Bispos Diocesanos aos túmulos dos Apóstolos.

Carregada de simbolismo a visita é uma tradição salutar e uma graça de Deus que dá oportunidade aos (Arce)Bispos de estarem junto à Sé de Pedro. É como um voltar às fontes, às inspirações originais em tudo o que esses locais significam. Assim como as congregações, institutos, comunidades e grupos diversos que enviam pessoas, ligadas a um certo trabalho ou carisma, para atualizar-se nos locais onde a vida e o carisma iniciaram o caminhar da Igreja.

Essa peregrinação também é uma visita de trabalho, de reuniões e de contatos que os bispos realizam junto à Santa Sé e seus diversos organismos, dicastérios (departamentos), conselhos e comissões pontifícias.

Prevista no código de direito canônico, a visita diz que o diocesano está obrigado a apresentar um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da (Arqui)Diocese que lhe está confiada. Pensando nisso, os (Arce)Bispos se dedicaram à tarefa de preparar um relatório sobre a caminhada de sua (Arqui)Diocese, desde a última visita realizada em 2010. Tal relatório deve ser apresentado ao Santo Padre para que possa tomar conhecimento sobre a realidade de cada Igreja.

A visita poderá ser acompanhada pelo site e redes sociais do Regional Leste 2.

 

Foto da Visita Ad Limina Apostolorum realizada em 2010

Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se