(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Pastorais
            Pastorais             Pastoral Afro-Brasileira      
Pastoral Afro-Brasileira

A Pastoral Afro-brasileira integra o grupo das Pastorais Sociais da Igreja Católica. A PAB surgiu no ano de 1988, através da Campanha da Fraternidade (CF) da Igreja Católica cujo tema era “Fraternidade e o Negro” e o lema da campanha “Ouvi o clamor deste povo!”, chamando a atenção para as demandas e vulnerabilidades do negro, que carrega consigo uma grande história de luta, resistência e persistência, tanto na sociedade quanto dentro da Igreja.

De acordo com o Estudo 85 da CNBB de 2008, a Pastoral Afro-brasileira tem como objetivo valorizar as características e a cultura dos afro-brasileiros. A PAB também se propõe a atuar nas necessidades e desafios sociais os quais os negros estão expostos dentro da sociedade, enfrentando discriminação, preconceito, desigualdade, racismo, falta de oportunidade e estigmatização.

Segundo o mesmo documento da CNBB, a PAB tem como metodologia de atuação, o mesmo método das Pastorais Sociais, que é o do ver-julgar-agir. Um dos objetivos centrais de articulação da PAB é ajudar a Igreja a apoiar e a criar iniciativas contra a exclusão do Povo Negro, assumindo posturas em defesa de seu patrimônio cultural, por meio de atividades concretas; promovendo o diálogo entre indivíduos, a fim de que todos trabalhem juntos por uma sociedade mais justa e articulada com fé e vida na construção da justiça racial e social. 

 

Contato
pabminasgerais@gmail.com

Assessoria Leiga
Marinete da Silva Morais
Rua Beija Flor, 197 Apto 101 Cidade Nova
35931-236 João Monlevade MG
(31) 99415-6451
netemorais72@gmail.com

Assessoria Religiosa
Pe. Jotaci Brasiliano Conceição de Oliveira
Rua São Martinho, 73 Jardim Alterosa
32670-738 Betim MG
(31) 987986199
pe.jotaci@hotmail.com

Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se