(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Setor Juventude aborda o diálogo e identidade dos jovens durante reunião virtual
Setor Juventude aborda o diálogo e identidade dos jovens durante reunião virtual 03 de Julho de 2020 Comissões
A a     

Em 26 de junho, foi realizada a primeira reunião on-line dos assessores do Setor Juventude no Regional Leste 2 com a participação de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo referencial para a Juventude no supracitado Regional, bem como padres, diáconos e seminaristas assessores referenciais de suas respectivas (Arqui)dioceses e, também, o secretário executivo do Leste 2, Pe. Marcelino.

Nosso Regional é composto por 8 províncias, no total de 32 dioceses, que compõem os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Em nossa reunião se fizeram presentes todos os regionais, porém, com a ausência de 7 dioceses.

Ao longo da reunião virtual foram destacados alguns desafios, que de modo geral, estão presentes nas (Arqui)dioceses. Essas provocações, na maioria delas, não são decorrentes da Pandemia, mas que já, por longas datas, estão presentes nas expressões juvenis, a saber:

• A falta de unidade e diálogo entre as expressões Juvenis dentro do território diocesano, que na verdade isso fica claro em nível nacional;
• Uma grande dificuldade no processo de continuidade com os jovens. O que oferecer e como oferecer?! Como fazer o jovem ficar na Igreja? Ou o ideal seria como fazer o Jovem Ser Igreja?
• Criar um perfil jovem na Igreja, destacando qual o papel/missão do Jovem na sua comunidade;
• Suscitar lideranças;
• Ter uma clareza na linguagem, ou seja, diferenciar o que é Setor Juventude, Pastoral Juvenil e Pastoral da Juventude. Para muitos jovens é a mesma coisa. Quando se fica claro o papel do Setor Juventude, há uma grade abertura para desenvolvimento dos trabalhos.
• Agregar no Setor Juventude as outras expressões juvenis existentes nas (Arqui)dioceses. Deste modo, é preciso entender que o Setor uni todas essas expressões e, então, caminham num único processo evangelizador, cada um com seu carisma, porém em unidade como Setor Juventude.
• Por fim, criar uma identidade dos grupos de Jovens Paroquiais.

Esses foram pontos que de modo geral, foram destacados por muitos padres assessores, como desafios, contudo, todas as dioceses estão lutando e perseverando na idealização de projetos fecundos para que cada dia mais, possam ir superando tais desafios.

A reunião foi muito produtiva, com certeza suscitou em nossos corações novos sentimentos e esperanças de uma juventude realmente Jovem e comprometida com a Missão da Igreja. Continuemos, unidos nas ideias, nas partilhas, e sobretudo, nas orações, trabalhando com aquilo que é o futuro de nossa Igreja.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se