(31) 3224-2434
Notícia
            Notícias             Notícias             Província de Juiz de Fora prepara novena de Natal
Província de Juiz de Fora prepara novena de Natal 22 de Novembro de 2019 Arquidioceses e Dioceses
A a     

O Natal tende a tocar profundamente os corações daqueles que creem na vinda de Jesus. E esta festa, uma das mais importantes da Igreja, não é lembrada somente nos dias 24 e 25 de dezembro: ela tradicionalmente é preparada com uma novena, que reúne vizinhos, amigos e familiares.

Em 2019, como nos dois últimos anos, a Província Eclesiástica, composta pela Arquidiocese de Juiz de Fora e pelas dioceses de São João del-Rei e Leopoldina, realizará a Novena de Natal de forma conjunta. Desta vez, o tema proposto é “Ide e anunciai!” (Mc 16,15), no contexto da celebração do II Sínodo Arquidiocesano.

Cerca de 40 mil livretos já foram distribuídos entre as paróquias da Igreja Particular de Juiz de Fora. Na publicação, a Comissão Arquidiocesana para a Novena de Natal, além de orientar os coordenadores paroquiais, indica a possibilidade de uso das redes sociais para proclamar, “pelas ruas e sobre os telhados”, a Boa Notícia do Nascimento de Cristo. Os fiéis poderão utilizar a hashtag #novenadenataljf. Os responsáveis pela novena nas comunidades ainda são convidados a registrar os encontros com fotos e pequenos vídeos, através de smartphones.

Segundo o integrante da Comissão, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv., as pessoas são convidadas a viverem a novena como exercício espiritual familiar de espera e preparação, criando um clima propício para a espiritualidade do Natal. “A Novena de Natal em família deve despertar a lembrança do significado do nascimento de Jesus como homem em nossa história, como também a memória festiva de sua celebração, preparando-nos para este momento”.

Em mensagem ao povo da Província Eclesiástica, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, afirma que celebrar o Natal do Senhor é motivo de muita alegria para o povo de Deus em marcha. “A encarnação do Filho de Deus é o evento histórico que mudou o rumo de muitos povos e de milhões de pessoas. O Senhor quer conquistar a todos. O Natal é festa que aviva a fé e aumenta o amor nos corações que aprenderam a agir como Jesus, nosso Divino Salvador. É uma festa missionária”.

O Pastor ainda ressalta a realização conjunta da novena preparatória para o Natal. “Cada Diocese é Igreja inteira, ao redor de seu Bispo; mas todas as Igrejas Particulares devem ter uma solicitude fraternal com todas as demais Igrejas, uma comunhão mística que nos une a todos em uma grande Igreja presidida pelo Sucessor de Pedro, que hoje é nosso estimado Papa Francisco. Mas, antes do caráter universal, encontra-se a realidade das Províncias Eclesiásticas que também fortificam o desejo de Cristo que pediu ao Pai: ‘Que todos sejam um, como eu e Tu, ó Pai, somos um’ (Cf. Jo 17,21)”, finaliza.

Outra novidade deste ano é o site da Novena de Natal, onde é possível acessar, de forma gratuita, o livreto e sugestões de músicas para os encontros, entre outros conteúdos. Clique aqui e acesse.

*Por Assessoria de Comunicação/Imprensa Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se