(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Projeto da Pastoral da Pessoa Idosa resgata memórias culinárias afetivas
Projeto da Pastoral da Pessoa Idosa resgata memórias culinárias afetivas 26 de Agosto de 2021 Pastorais
A a     

Desde o período de março de 2020 a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) teve sua dinâmica de acompanhamento da pessoa idosa modificada pela pandemia do coronavírus. As visitas domiciliares realizadas pelos Líderes Voluntários às pessoas idosas precisaram ser suspensas e fez-se necessário reinventar estratégias para dar continuidade ao acompanhamento dos idosos, em especial porque o momento impunha a necessidade do distanciamento social, com grande risco de prejuízos emocionais e da saúde física dos idosos, em função da suspensão do convívio presencial.esse momento, a coordenação nacional e as coordenações estaduais, diocesanas e paroquiais incentivaram os Líderes Voluntários a continuarem o trabalho por meio de acompanhamentos remotos, por telefonemas, troca de mensagens, chamadas de vídeos e envio de recados.

Ao longo do acompanhamento remoto, a PPI identificou a necessidade de desenvolver estratégias que contribuíssem para o bem-estar das pessoas idosas acompanhadas, para além da manutenção dos contatos mensais, e que minimizassem os prejuízos decorrentes da falta de encontros presenciais e de atividades coletivas. Percebeu-se a necessidade de envolvê-las em atividades que ocupassem a mente e o tempo de forma prazerosa, que fortalecessem a espiritualidade e a resiliência e que contribuíssem para gerar sentimentos positivos e leves durante esse período de distanciamento social.

Assim, em conjunto com o Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa – UFV idealizaram o projeto “ Memórias Culinárias Afetivas e Cultura Alimentar” para possibilitar uma maior interação dos Líderes Voluntários com as pessoas idosas acompanhadas, proporcionando momentos de boas lembranças, valorização de sua trajetória de vida e resgate de memórias afetivas culinárias e da cultura alimentar.

Acesse as orientações para participação no projeto aqui

No dia 30 de agosto, a Pastoral realizará uma live de lançamento do projeto “Memórias Culinárias Afetivas e Cultura Alimentar”, às 19h, no canal da PPI no Youtube.

Site da Pastoral da Pessoa Idosa

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se