(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Primeira Romaria da Pascom ao Santuário Senhor do Bonfim encerra a Semana da Comunicação em Montes Claros
Primeira Romaria da Pascom ao Santuário Senhor do Bonfim encerra a Semana da Comunicação em Montes Claros 03 de Junho de 2022 Arquidioceses e Dioceses
A a     

No domingo da Ascensão do Senhor, comunicadores de todo o Brasil celebraram o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na Arquidiocese de Montes Claros (MG) o dia foi marcado com a Primeira Romaria Arquidiocesana da Pascom ao Santuário Senhor do Bonfim em Bocaiuva (MG).

Pelo terceiro ano consecutivo, a Pascom Brasil propõem celebrar o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais com uma programação ao longo da Semana de Comunicação. A Pascom Arquidiocesana de Montes Claros seguiu esse chamado e realizou a Semana Arquidiocesana da Comunicação.

A Semana foi aberta com missas celebradas em todas as paróquias da Arquidiocese e durante a Semana momentos de confraternização e oração com a Palavra, a Lectio Divina, também foram vivenciados em igrejas da Arquidiocese.

Outra atividade da Semana da Comunicação aconteceu dia 24 de maio, terça-feira, com início às 20h, o aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, conduzido pela jornalista e coordenadora da Pascom Leste 2 da CNBB, Janaína Gonçalves. O tema do Papa Francisco para 56º DMCS é “Escutar com o ouvido do coração”. 

A grande novidade para esse ano durante a Semana Arquidiocesana da Comunicação foi a I Romaria da Pastoral da Comunicação ao Santuário Arquidiocesano Senhor do Bonfim em Bocaiuva. Foi um grande encontro dos pasconeiros e pasconeiras da Arquimoc reunidos no Dia das Comunicações para celebrar juntos está data, 29 de maio. A programação teve início às 15h e finalizou com Missa às 19h, presidida pelo vigário para a Ação Pastoral e assessor eclesiástico da Pascom Arquimoc, padre Genivaldo Lopes Soares, MSF.

De Montes Claros com destino a Bocaiuva, partiu uma caravana com pasconeiros de várias paróquias da Arquidiocese. Participaram do encontro a Pascom das Paróquias São Sebastião, São João Batista, São Francisco de Assis, São João Paulo II, Nossa Senhora da Consolação, Catedral Metropolitana, Nossa Senhora Aparecida e São José, Rosa Mística, Santa Rita de Cássia, Menino Jesus de Praga, São Judas Tadeu de Montes Claros, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Brasília de Minas e membros da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese. Ainda participaram a Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Bocaiuva e do Santuário Arquidiocesano Senhor do Bonfim.

A Primeira Romaria iniciou com animação e oração conduzida pelo membros da Comissão Arquidiocesana da Pascom, Júnior Sá e Karla Zuba. O Diácono George Luiz, também membro da Comissão, conduziu uma reflexão sobre a “Espiritualidade do Comunicador” e uma roda de conversa sobre “Os desafios da comunicação católica”.

Ao final da tarde, o padre Genivaldo, aos pés do Senhor do Bonfim, abençoou e enviou os comunicadores presentes na Primeira Romaria da Pascom ao Santuário Arquidiocesano.

Após a tarde de espiritualidade, os pasconeiros participaram da Missa pelos Comunicadores. A celebração foi presidida pelo pe Genivaldo e estavam presentes o Diácono George e padre Alan Sávio, pároco da Paróquia Senhor do Bonfim e do diácono Eric Jader que colabora também no Santuário.

Em sua homilia o padre Genivaldo explicou “A celebração desse domingo é um antídoto contra a virulência, a bactéria do medo que pode fazer com que a apatia e a inércia sejam os senhores da vida dos discípulos e discípulas de Jesus. A presença de Jesus expulsa o medo. O medo não possui o DNA da eternidade. Na presença de Jesus o medo se tornar provisório, passageiro, temporário“. Refletindo sobre as leituras do Domingo da Ascenção do Senhor e a Mensagem do Papa para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o padre exortou “Após Pentecostes, os discípulos foram os responsáveis por apresentar a salvação em Jesus para todas as pessoas, a começar por Jerusalém. Pasconeiros e pasconeiras, a Jerusalém é a sua paroquia e comunidades. Meus irmão e irmã, a Jerusalém é a sua família, o seu trabalho. Onde nós estivermos é a Jerusalém onde devemos começar a anunciar a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Em mensagem enviada aos romeiros após retorno para casa, Karla Zuba, coordenadora da Pascom Arquidiocesana, manifestou sua alegria pela resultado da I Romaria Arquidiocesana. “Estou imensamente grata e feliz. Considero com êxito o nosso evento. E que está tarde de espiritualidade produza frutos na vida de cada de nós, enquanto pastoral e enquanto cristãos. Espero que tenhamos aproveitado cada palavra dita, cada mensagem e que a “escuta pelo coração” esteja no nosso dia-a-dia”.

Janaíne Aparecida Queiroz Silva Magalhães da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São José de Montes Claros participou da Primeira Romaria da Pascom Arquimoc e comentou, “Meu esposo Robert e eu agradecemos imensamente pelo carinho e acolhimento dessa equipe maravilhosa. Após esse evento ganhamos mais ânimo e o discernimento de que não estamos sozinhos, pois temos Jesus e Maria nos conduzindo. Vamos sim todos fazer a diferença na Pascom. Peço que venha mais encontros como esse, para nós unirmos com toda essa equipe animada”.

A Rejane Morais da Pascom da Paróquia São João Paulo II, que também este presente na Romaria expressou, “Que experiência linda vivida nesta tarde de Espiritualidade! Foi uma alegria imensa estar com todos os pasconeiros”.

Veja as fotos aqui

Fotos: Laura Tupinambá
Comunicação Arquidiocese de Montes Claros

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se