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Pastoral Universitária do Leste 2 promove encontro virtual com lideranças (arqui)diocesanas 23 de Julho de 2020 Pastorais
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A articulação da Pastoral Universitária no Regional Leste 2 promoveu na manhã de 18 de julho, um encontro de partilha entre os agentes de pastoral que lideram a missão evangelizadora em âmbito universitário nas (Arqui)Dioceses, com o objetivo de propiciar um intercâmbio das experiências significativas nos contextos locais, especialmente na conjuntura desafiante de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19. Conduziram o encontro o bispo da Diocese da Campanha (MG) e referencial para a Comissão de Educação, Dom Pedro Cunha Cruz, e o secretário da articulação da Pastoral Universitária, Ismael Deyber, da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

As partilhas das lideranças (arqui)diocesanas, entre os quais haviam padres, uma religiosa, leigas e leigos, contribuíram para aperfeiçoar o diagnóstico do serviço de articulação da missão evangelizadora em âmbito universitário no Regional e ainda possibilitaram maior conhecimento sobre como os contextos locais estão se adaptando para que a presença da Pastoral Universitária não cesse diante da necessidade de distanciamento social e da adaptação das atividades de ensino ao regime remoto. O que foi percebido como esforço comum em todas as iniciativas adotadas no contexto de enfrentamento a pandemia é o cuidado de manter um constante diálogo com os estudantes, funcionários e professores das Instituições de Ensino Superior e suas famílias, buscando proporcionar através dos meios digitais momentos de espiritualidade e partilha que colaborem para que não ocorra o rompimento do vínculo fraterno construído presencialmente.

A partilha também ensejou sugestões para a continuidade da articulação da Pastoral Universitária em nível regional, processo que estava em andamento através da realização de encontros presenciais nas Províncias Eclesiásticas, que favoreciam a identificação de lideranças (arqui)diocesanas e a sensibilização para que novas experiências fossem incentivadas nas (Arqui)Dioceses onde este serviço de evangelização ainda não se encontrava estruturado. Houve um consenso de que diante a realidade que impossibilita encontros presenciais será preciso inovar em iniciativas virtuais, proporcionando momentos periódicos de espiritualidade, formação e intercâmbio de experiências que possam potencializar a caminhada da Pastoral Universitária no Regional. Um cronograma com as atividades para os meses de agosto a dezembro será pensado e divulgado oportunamente, em consonância com as iniciativas colocadas em prática pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB em nível nacional.

O encontro foi marcado por um convite para que as lideranças locais favoreçam um alinhamento das múltiplas iniciativas pastorais no âmbito universitário com as diretrizes de evangelização no mundo da educação inspiradas por documentos pontifícios e pelo Papa Francisco. Destaca-se entre estas o necessário esforço de todos os atores envolvidos no processo educacional em transmitir saberes e valores pautados no humanismo solidário, colaborando para uma mudança positiva da sociedade concretizada pelos cidadãos formados segundo esses princípios. Nessa dimensão, Dom Pedro Cunha Cruz ressaltou que a missão evangelizadora no âmbito universitário tem um papel importante em proporcionar experiências de espiritualidade, oportunidades de diálogo entre fé e razão, debates e práticas fundamentadas no humanismo solidário, pensando respostas para questões existenciais e colaborando para o fortalecimento da identidade cristã dos jovens que ingressam nas universidades.

Também foi lembrado como um ponto central a necessidade de considerar os temas desencadeados pelo Pacto Educativo Global, proposta para a educação mundial incentivada pelo Papa Francisco a ser firmada em um evento com educadores de todo o mundo em outubro, no Vaticano. A proposta do pacto constitui-se como um itinerário propício para sensibilizar toda a comunidade educacional para a humanização, favorecendo uma convergência de todo o trabalho a ser realizado nos espaços de ensino e aprendizagem para o alcance do bem comum. Tudo isso em um contexto em que se torna cada vez mais importante os mecanismos virtuais de interação, que não podem significar distância, mas sim aproximação.

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