A Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, nos dias 06 e 07 de maio, um Encontro de Formação na Província Eclesiástica de Diamantina. O evento reuniu 54 participantes e foi realizado nas dependências da Paróquia São Miguel e Almas, Catedral da Diocese de Guanhães (MG).
O casal coordenador da Pastoral no Regional. Sílvia Aparecida da Silva e Gilberto Pereira Silva, trataram sobre a “Visão Global da Pastoral Familiar” e a “Catequese Matrimonial do Sacramento do Matrimônio”, a partir de um encontro para a preparação dos noivos. O acolhimento dos noivos acontece de forma personalizada e é feito por um casal sacramentado que já possui vivência na sua fé e na vida matrimonial.
Durante a pauta do encontro houve um período dedicado ao estudo do Guia de Implantação e orientações para que as Paróquias se reúnam para estudá-lo. “Muitos já têm o subsídio que pode ser bem explorado com muita reflexão e espiritualidade. Ao final desse estudo se implanta a Pastoral Familiar na Paróquia com uma estrutura, mesmo que mínima”, informaram Sílvia e Gilberto.
O tema e o lema e importância do “3º Ano Vocacional” também foi abordado para os agentes pelo Pe. Bruno, assessor da Pastoral Familiar na Diocese de Guanhães. Os coordenadores do núcleo de formação e espiritualidade da Província de Diamantina, Caio e Lidiane, fizeram um momento de espiritualidade com o tema “Discípulos de Emaús”. Os participantes puderam refletir sobre Jerusalém, a breve caminhada e anúncio que Jesus ressuscitou.
Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, bispo de Guanhães, presidiu a Missa que abriu as atividades no segundo dia do evento. Ele lembrou a todos “que um católico ou mesmo um agente de Pastoral não age segundo a sua cabeça, mas segue as orientações da Igreja”.
Participaram do encontro: casal coordenador da Província Eclesiástica de Diamantina, Marisete e Edimar; casal coordenador da Diocese de Guanhães, Alcides e Rosângela; coordenadores e representantes das dioceses de Araçuaí e Almenara; Pe. Adilson, assessor na arquidiocese de Diamantina.
Com informações de Sílvia e Gilberto