A Pastoral da Saúde da diocese de Uberlândia (MG), sob o comando da coordenadora diocesana Ana Maria Lemes e seus membros, realizaram no dia 8 de abril, a formação anual para agentes da pastoral.
Segundo a coordenadora, Ana Maria, a formação foi direcionada à representantes de paróquias da diocese de Uberlândia com o intuito de partilhar os trabalhos e a atuação da Pastoral da Saúde na diocese, comunidades e os incentivos para o crescimento da Pastoral da Saúde na Província Eclesiástica de Uberaba, composta pelas dioceses de Patos de Minas, Ituiutaba, Uberlândia e a aquidiocese de Uberaba.
A coordenadora relatou ainda da experiência de contato e participações em reuniões com o clero da diocese de Uberlândia e outras cidades próximas, num trabalho de sensibilização para criação, implementação e articulação da Pastoral da Saúde em suas paróquias. "Esta é uma importante ação pastoral que vai de encontro com o que o Santo Padre Papa Francisco quer de todos/as nós que sejamos uma Comunidade de Comunidades – uma Igreja em Saída (Doc.100 CNBB).
Para o coordenador da Pastoral da Saúde, no Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito santo) da CNBB, Jurandir Ferreira, esta ação da Pastoral da Saúde na diocese está em sintonia com a proposta da Comissão para a Ação Social Transformadora e a Pastoral da Saúde do Leste 2. "Pretendemos alcançar todas as arquidioceses e dioceses do Regional, sensibilizando os bispos, coordenadores diocesanos de pastorais e coordenadores(as) da Pastoral da Saúde para que possamos qualificar os membros das pastorais onde estão implantadas, e criando onde ainda não existem, pois a cada dia, com o aumento da população idosa, estamos mais convencidos que a necessidade de se ter Pastorais da Saúde implantadas e funcionando em nosso Regional é uma Urgência Pastoral".