(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Pastoral da Saúde da diocese de Patos de Minas realiza retiro espiritual
Pastoral da Saúde da diocese de Patos de Minas realiza retiro espiritual 10 de Setembro de 2018 Pastorais
A a     

No domingo, 2 de setembro, foi realizado na diocese de Patos de Minas (MG) o 4º Retiro Espiritual da Pastoral da Saúde do Setor Santo Antônio. O retiro teve início às 7h30 com um café da manhã para os cerca de 180 participantes, agentes de pastorais paroquiais sob o comando da coordenadora setorial Ana Xavier Araújo.

O retiro contou com os palestrantes monsenhor Vanderly Francisco de Sousa da paróquia São João Batista que falou sobre “As qualidades, Requisitos, Formação e Capacitação dos Agentes de Pastoral da Saúde”; padre Divino José Gonsalves do Seminário Maior assessorou o  tema, “Saúde Mental, Física e Espiritual dos Agentes de Pastoral, dos doentes e dos cuidadores”; e monsenhor Isael dos Reis da paróquia São Benedito falou sobre “Como levar a Fé e a Esperança ao Enfermo.” Após as palestras foi realizada uma dinâmica baseada no Evangelho de São Marcos, capítulo 2, 1-12 “Jesus Liberta pela Raiz - a ação de Jesus é completa. É um dizer e fazer que cura por dentro e por fora”, envolvendo grande parte dos agentes na representação.

Pela ação do Espírito Santo, o retiro foi abrilhantado pelos Cantores de Deus Leosina e Daniel da paróquia São Benedito com muito louvor. O encerramento foi marcado com a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Cláudio Nori Sturm, um grande Pastor, apoiador e incentivador permanentemente as ações da Pastoral da Saúde na diocese de Patos de Minas.

Conforme orientações do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a coordenação regional da Pastoral da Saúde vem mantendo contatos com a coordenadora da Pastoral da Saúde – Setor Santo Antônio,  Ana Xavier e com o representante no Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), Pedro Cunha, em Patos de Minas. O intuito é que, juntos, organizem um dia de formação em nível diocesano para unir toda a diocese aos princípios e diretrizes da Pastoral da Saúde Nacional e Regional. "Desse modo podemos fortalecer a Pastoral da Saúde em toda a Província Eclesiástica de Uberaba composta pela dioceses de Uberlândia, Ituiutaba, Patos e Minas e pela arquidiocese de Uberaba. Precisamos agir em consonância para fortalecer nossa caminhada Cristã, sendo Sal e Luz, sujeitos eclesiais, e que todos os Setores sejam fortes como é o de Santo Antônio das Paróquias São Pedro e São Paulo", diz o coordenador regional da Pastoral da Saúde, Jurandir Ferreira.

Anualmente é realizado o Congresso Interdiocesano da Pastoral da Saúde entre Uberaba e Uberlândia, ano ímpar em Uberlândia e ano par em Uberaba. A partir deste ano, a proposta é de realizar o Congresso da Pastoral da Saúde em nível provincial com a presença de todas as dioceses da Província. O Congresso Provincial da Pastoral da Saúde já tem data marcada, será no dia 18 de novembro de 2018, em Uberaba.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se