Para maior aprofundamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e de sua relação com os trabalhos da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Diocese de Governador Valadares (MG), a Pascom Diocesana realizou em 25 de abril, no Auditório do Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, um momento de formação com o tema “Comunicação e Proteção de Dados”.
Para conduzir tal momento, foi convidado o advogado de proteção de dados e candidato ao diaconato permanente Vítor Amorim. Com clareza e objetividade, Vítor apresentou os aspectos gerais e fundamentais da Lei Geral de Proteção de Dados a partir da questão “o que é privacidade?”. Questão esta intimamente ligada à proteção de dados que leva à criação da referida lei, em 2018.
Perpassando os caminhos dos princípios no tratamento dos dados pessoais, as exceções da LGPD, a captura e uso de imagens de terceiros etc. Vítor Amorim sintetizou sua exposição em algumas palavras-chave: estudo, respeito, empatia e bom senso. Estas palavras são necessárias para uma não excessiva burocratização da ação pastoral.
A formação contou com a presença de diversos agentes da Pascom e de outras Pastorais, seminaristas e diácono permanente. Além disso, o evento teve transmissão ao vivo pelas mídias sociais da Diocese.
O encontro, que marcou a volta das formações presenciais da Pascom e da apresentação da nova coordenação da Pascom Diocesana, foi encerrado com a bênção dada pelo Diácono João Bosco.
Pascom da Diocese de Governador Valadares