(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Papa Francisco nomeia Dom Wladimir como novo bispo da Diocese de Lorena (SP)
Papa Francisco nomeia Dom Wladimir como novo bispo da Diocese de Lorena (SP) 13 de Janeiro de 2021 Arquidioceses e Dioceses
A a     

O Regional Leste 2 recebe com alegria a decisão do Papa Francisco em nomear Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como novo bispo da Diocese de Lorena (SP).

Em nome dos (Arce)Bispos do Espírito Santo e de Minas Gerais desejamos que este tempo como pastor de Lorena seja fecundo e que continue servindo ao povo da Igreja com sua experiência e sabedoria.

Expressamos também nossa gratidão por sua atuação como Pastor na Diocese de Colatina (ES) e como vice-presidente do Regional Leste 2 entre 2015 e 2019. Durante este período, Dom Wladimir, atuou na execução das Indicações Pastorais: Igreja: comunidade de comunidades em missão; Iniciação à vida cristã (IVC) na comunidade e Cuidado com a Casa Comum, demonstrando seu empenho pastoral e missionário.

Que Deus seja louvado pela vida e ministério episcopal do nosso irmão.

Dados biográficos

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias nasceu em 23 de outubro de 1957, em Cafelândia (SP). Fez o ensino básico no Grupo Escolar de Cafelândia e o ensino médio na Escola Estadual Professor José Ranieri, em Bauru (SP). Em 1979, graduou-se em Administração de Empresas, na Faculdade Padre Anchieta, em Jundiaí (SP). A iniciação cristã foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em sua terra natal, na Diocese de Lins. Ingressou no Seminário Diocesano de Jundiaí e estudou Teologia no Instituto Pio XI de 1994 a 1997. Após os estudos, foi ordenado diácono em 8 de agosto de 1997, vindo a exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Jundiaí.

Foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro do mesmo ano. A partir de então, exerceu as seguintes funções na Diocese de Jundiaí: codiretor do movimento Cursilho de Cristandade (dezembro de 1997); vigário da Paróquia São Sebastião (Itupeva, dezembro de 1997); pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Campo Limpo, janeiro de 1999); pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Várzea Paulista, outubro de 2001); presbítero a serviço da Diaconia Territorial de Santo Antônio (Botujuru, Campo Limpo Paulista, junho de 2002;) vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Desterro (Jundiaí, janeiro de 2003); membro do Colégio de Consultores da Diocese de Jundiaí (janeiro de 2006); reitor do Seminário Nossa Senhora do Desterro (Jundiaí, fevereiro de 2006); vigário paroquial da Paróquia Nova Jerusalém (Jundiaí, fevereiro de 2006); vigário geral da Diocese de Jundiaí (fevereiro de 2006); pároco da Paróquia São Roque (Jundiaí, janeiro de 2009); e administrador diocesano (março de 2009).

Em 21 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo titular de “Sita” e bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES). Foi ordenado bispo em 4 de março de 2012. Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Colatina. No dia 4 de março de 2015, foi nomeado bispo da Diocese de Colatina, pelo Papa Francisco. No mesmo ano, foi eleito como vice-presidente do Regional Leste 2 da CNBB (2015-2019).

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se