A segunda edição da Peregrinação do Clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) contou com a participação de 26 pessoas, sendo 10 padres e 16 fiéis. O grupo foi formado por familiares e acompanhantes dos clérigos peregrinos.
Os participantes fizeram o Caminho Monsenhor Alderigi, que passa pela zona rural de Jacutinga (MG), Ouro Fino (MG), Andradas (MG) e Santa Rita de Caldas (MG). Em dois dias, os peregrinos caminharam 57 km. No trajeto, eles realizaram momentos de oração do Terço, meditação da Palavra de Deus, celebração de missas e convivência. O lema do evento foi “Caminhar juntos e renovar a vocação”.
No caminho, os peregrinos foram acolhidos por fiéis das comunidades São Sebastião dos Robertos, Barra, Campestrinho, São José da Ventania e Pião, pertencentes às paróquias Santo Antônio (Jacutinga), Nossa Senhora da Piedade (Crisólia/Ouro Fino), São Sebastião (Andradas) e Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Caldas). A acolhida dos peregrinos teve o apoio dos padres Alexandre Acácio Nogueira, Fabiano Cezar da Silva, cônego Simão Cirineo Ferreira, Arquimedes Carvalho de Andradre e Samuel de Faria Gâmbaro, que trabalham nas paróquias por onde passa o caminho. Além disso, a secretaria de Turismo e a Defesa Civil de Jacutinga assessoraram o evento.
Na noite de 21 de novembro, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, presidiu missa na comunidade Campestrinho, para incentivar e abençoar os padres e fiéis peregrinos.
O Caminho Monsenhor Alderigi foi criado em 2019 por associação homônoma (ACMA), sendo seu responsável o senhor Odval Aparecido Bertolassi. A criação foi uma parceria entre os municípios onde se localiza o caminho e a arquidiocese de Pouso Alegre, representada pelo padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, membro da Causa de Beatificação do monsenhor Alderigi.
A Peregrinação do Clero é um evento anual da Pastoral Presbiteral, organizado pelos padres Thiago de Oliveira Raymundo e Edson Aparecido da Silva. Foi iniciado em novembro de 2021, quando 12 padres e dom Majella fizeram o Caminho da Obediência, em Congonhal (MG).
A terceira edição da Peregrinação do Clero será realizada em agosto de 2023. Os padres e acompanhantes peregrinos farão o Caminho da Prece, que passa pelas cidades de Jacutinga, Ouro Fino (MG), Inconfidentes (MG) e Borda da Mata (MG).
Monsenhor Alderigi Maria Torriani (1895-1977) foi padre da Arquidiocese de Pouso Alegre, nascido em Jacutinga. Exerceu seu ministério por 50 anos em Santa Rita de Caldas. Faleceu com fama de santidade e, atualmente, a Igreja Católica o considera Servo de Deus, a partir de processo para sua beatificação e canonização. Os restos mortais do monsenhor se encontram no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas.
Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo