(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Padres do Brasil e exterior compartilham experiências com o clero da Diocese de Leopoldina (MG)
Padres do Brasil e exterior compartilham experiências com o clero da Diocese de Leopoldina (MG) 02 de Julho de 2020 Arquidioceses e Dioceses
A a     

O bispo dom Edson Oriolo, promoveu uma série de videoconferências com o clero da Diocese de Leopoldina, com o objetivo de compartilhar a vivência de sacerdotes que no Brasil e exterior neste tempo de distanciamento social.

Ao todo, foram realizadas quatro reuniões, divididas por períodos de ordenação sacerdotal, que refletiram sobre diversas temáticas ligadas aos desafios comuns de seu ministério.

 

A primeira videoconferência foi realizada no dia 24 de junho, com os sacerdotes ordenados entre 2007 e 2018 (geração I), tendo como convidado o padre Wagner Scarponi, pároco da Matriz São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo. Ele falou sobre a missão de ensinar, santificar e pastorear o Povo de Deus, demonstrando exemplos da figura do Bom Pastor e a metáfora das ovelhas.

No dia seguinte, os padres ordenados entre os anos de 1998 e 2006 (geração II) conversaram com o Pe. Jésus Andrade Guimarães, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), que refletiu sobre as transformações, descoberta de valores, importância do espírito de diocesaneidade, caridade pastoral e as preocupações dos sacerdotes neste tempo desafiador.

Já no dia 26 de junho, a videoconferência foi realizada com os padres ordenados entre 1986 e 1997 (geração III), sendo convidado o reitor do teologado dos Jesuítas Pe. Edison de Lima, que abordou o tema ‘Sacerdotes com o coração de Cristo’, questionando o papel dos padres na comunidade em tempo de pandemia, relatando os impactos desta pandemia no cotidiano da Igreja e a necessidade de reorganização dos planos.

Encerrando o ciclo de debates, foi realizada nesta quarta-feira, 1º de julho de 2020, a videoconferência com os padres ordenados entre 1956 e 1985 (geração IV), tendo como convidado o padre brasileiro Jair Santos, que vive na província de Vicenza, em Vêneto, Itália. Ele falou sobre a missão do sacerdote, refletindo sobre o atual cenário de apostolado neste tempo de pandemia, narrando sua experiência no país europeu com a volta gradual das celebrações presenciais. Também fez reflexões sobre a espiritualidade, iniciativas de envolvimento com os discípulos, fraternidade dos presbíteros e diversos aspectos relacionadas à pastoral.

O Monsenhor Antônio Chámel, de 86 anos de idade, foi ordenado padre no dia 08 de dezembro de 1956, dois anos após a criação da Diocese de Leopoldina. Nesta região episcopal ele trabalhou com todos os bispos. Neste tempo desafiador, assim como tantos outros padres companheiros de trabalho, vivencia as dificuldades interpostas pela pandemia. Ele ficou feliz de rever os amigos, mesmo sendo através de uma videoconferência. Também comentou sobre a experiência de ter participado do evento.

“Gostei da capacidade de comunicação do padre Jair, principalmente quanto à sua experiência em um lugar que esteve no auge da pandemia, que agora começa a declinar na região de Vicenza, na Itália. O assunto que ele tratou foi justamente o que interessava a mim e certamente aos outros. Nós pedimos que ele seja muito abençoado, por todas as qualidades que Deus lhe deu, pelo seu espírito de fé, principalmente pelo seu poder de comunicação de conversão de pregação do Evangelho”, frisou.

O padre João Victor Melo Martins, administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Itamarati de Minas, atualmente é o padre mais novo da Diocese de Leopoldina. Ele foi ordenado em 2018 e comentou sobre os desafios deste tempo nos primeiros anos de seu ministério. “É de suma importância este evento para reflexão pessoal, que nos ajuda a pensarmos o nosso sacerdócio e realidades paroquiais neste período tão desafiador”, comentou.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se