(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Jovens iniciam discernimento vocacional em comunidade de Juiz de Fora
Jovens iniciam discernimento vocacional em comunidade de Juiz de Fora 21 de Fevereiro de 2020 Arquidioceses e Dioceses
A a     

Na última segunda-feira, 17 de fevereiro, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio acolheu seis vocacionados que comporão a Comunidade do Propedêutico, que é o período inicial dos candidatos ao sacerdócio. Os jovens, oriundos das cidades de Juiz de Fora, Santos Dumont (MG) e Liberdade (MG), terão orientação formativa do Padre Welington Nascimento e serão acompanhados de perto pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula.

Enquanto Gabriel Lima de Paula, Ronald Mendes Borges (ambos da Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Granjas Betânia), João Vitor Aparecido Lopes (Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento - Liberdade/MG) e Rodrigo Luciano de Almeida Assis (Paróquia Santa Teresinha - Santa Terezinha) passaram pela experiência do DIVES em 2019, Antônio Gabriel Pires (Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Nossa Senhora Aparecida) e Katriel de Paula (Paróquia São Joaquim e Sant’Ana - Santos Dumont/MG) frequentaram o Seminário Menor Bento XVI há algum tempo.

Durante o próximo ano, os propedeutas passarão por um período de discernimento vocacional. Viverão em local separado, no Seminário, e terão contato com temas filosóficos e teológicos, além de disciplinas como português, literatura, artes, latim e educação física. Serão responsáveis pelos serviços internos da casa e pela vida litúrgica da comunidade, sendo acompanhados por padres, professores, diretores espirituais e de estudo.

“A formação do Propedêutico é uma formação preliminar, inicial, de acolher o jovem no seminário, de conhecê-lo, conhecer a sua família, a sua realidade pastoral, de onde despertou a sua vocação. Conhecer esse jovem e fazer com que ele experimente Jesus de maneira mais próxima, discernindo de maneira mais profunda a sua vocação, o seu querer estar no seminário e quem sabe se tornar um sacerdote da Igreja”, explica o Formador, Padre Welington.

Segundo o Reitor do Seminário, Mons. Luiz Carlos, as etapas da formação compreendem as dimensões humano-afetiva, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. “São rapazes que já tinham uma vida de engajamento nas paróquias e foram apresentados pelos párocos, o que é muito importante. Todos eles já têm experiência pastoral e agora, aqui, começa esse período de aprofundamento. Eles vão estudar alguns conteúdos para reforçar tudo aquilo que já conhecem”, afirma.

Ao final do período de discernimento, o Conselho de Formação do Seminário, presidido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, analisa a caminhada de cada candidato e indica se ele está apto a passar para a outra etapa formativa, que é o curso de Filosofia.

Retiro Espiritual

Os seis propedeutas se unem aos 14 seminaristas que já frequentam o curso de Filosofia e aos nove que cursam Teologia. Todos eles participarão, no carnaval, de um retiro espiritual no Seminário Santo Antônio. O pregador será o Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv. O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil, também estará presente em alguns momentos do encontro.

Por comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se