Na última quinta-feira, 25 de julho, Pe. Vanildo concluiu os trabalhos da terceira edição do Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação. O sacerdote fez indicações Pastorais que devem nortear as ações dos futuros ministros nas comunidades. “Padre é aquele que tem que fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus, para a partir deste encontro ajudar também a comunidade a viver o seu encontro”, salientou Pe. Vanildo.
Por isso, o Regional Leste 2 se preocupa com a formação dos futuros ministros para que eles conheçam a teologia da Liturgia e percebam na dinâmica do rito com a sua simplicidade e sobriedade um caminho seguro para a iniciação cristã.
Ao final do dia os participantes visitaram a Paróquia São Vicente de Paulo, localizada no bairro Jardim Copacabana, um espaço litúrgico considerado rico para a vivência da Eucaristia dentro das intuições da Sacrosanctum concilium.
A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo assessor da Comissão para a Liturgia, Pe. Carlos Henrique Alves de Resende, e foi concelebrada pelos Padres e diáconos presentes junto aos seminaristas e a comunidade.
Para o próximo ano, a Comissão para a Liturgia já se organiza para promover uma nova edição do encontro em julho de 2020. O encontro tem sido uma experiência rica para o Regional.
Os 63 participantes do encontro redigiram uma "carta compromisso" citando a importância dos espaços comunhão e formação para seminaristas e clérigos recém-ordenados e reconhecendo a necessidade de buscar qualificação com experência própria de encontro e intimidade com o Senhor, Morto e Ressuscitado.