(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Festa da Penha terá missa transmitida para todo o Brasil no dia de Nossa Senhora
Festa da Penha terá missa transmitida para todo o Brasil no dia de Nossa Senhora 12 de Abril de 2021 Arquidioceses e Dioceses
A a     

Nesta segunda-feira (12), quando os devotos do Estado do Espírito Santo comemoram o dia de Nossa Senhora da Penha, a Festa da Penha 2021 Virtual e Interativa terá veiculação de missa transmitida em todo o território nacional, diretamente da Capela do Convento da Penha, em Vila Velha. A cobertura será pela REDEVIDA, que irá exibir a primeira missa do dia, às 9 horas.

A celebração, que será presidida pelo Frei Pedro de Oliveira, terá o tom festivo em homenagem à padroeira dos capixabas. “Olhar de Festa e de Alegria” é o tema de todas as atividades do nono e último dia de Festa da Penha, que começou no último dia 4, no Domingo de Páscoa, com transmissão das Missas do Oitavário, programa de entrevistas e atrações musicais veiculados diariamente ao vivo pelas redes sociais do Convento da Penha e parceiros da imprensa local.

A REDEVIDA conta com cobertura em canal aberto VHF e UHF e está presente em todas as capitais brasileiras e as 500 maiores cidades do Brasil, alcançando mais de 1.500 municípios. Ela também está presente em mais de 300 localidades com canal digital. Tem a maior distribuição de TV por assinatura do País e está disponível também através das antenas parabólicas, em sinal digital e analógico, com 24 horas de programação.

A Festa da Penha é o maior evento religioso do Espírito Santo e um dos maiores e mais antigos do Brasil, com 451 anos de tradição. O evento, que chegou a ter 2,5 milhões de pessoas em seus nove dias de realização em edições anteriores, sempre foi marcado pela participação dos fiéis em suas romarias e Missas para grandes públicos. Devido à pandemia, no entanto, está em sua segunda edição totalmente virtual e interativa, mantendo programação diária pela internet, rádios e TVs durante os dias em que os capixabas homenageiam sua padroeira.

Missa de Encerramento – a segunda celebração do dia e última da Festa da Penha 2021, a tradicional Missa de Encerramento, será transmitida às 17 horas diretamente do Campinho do Convento, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Convento da Penha e também pela TV Gazeta, a filiada da Rede Globo no Espírito Santo.

A celebração será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos. Ele também irá lançar, durante a cerimônia, a campanha permanente de combate à fome Paz e Pão, um projeto solidário da Arquidiocese de Vitória pela inclusão social e amparo às famílias que passam necessidades e falta de alimentos, especialmente com o agravamento da crise neste período de pandemia.

Noite de fé, emoção e lindas imagens durante Romaria das Famílias
Fé, devoção, momentos emocionantes e belas imagens marcaram a segunda edição da Romaria das Famílias. Em cima de um carro do Corpo de Bombeiros, a Imagem de Nossa Senhora da Penha percorreu diversas ruas de Vitória e Vila Velha na noite deste sábado (10). A peregrinação da Santa teve início às 20 horas e terminou por volta das 23 horas.

Durante todo o trajeto, os freis Pedro de Oliveira, Gustavo Medella e Nazareno animaram as pessoas das janelas de suas casas, varandas e algumas que não resistiram em ver a imagem da Mãe das Alegrias das calçadas das ruas. No estúdio da TV Gazeta, os padres Renato Criste e Anderson Gomes narraram a Romaria.

Pessoas acendendo e apagando as luzes de suas casas, balançando bandeiras, acendendo a luz da lanterna de seus celulares, ajoelhando e rezando foram as demonstrações de fé e amor mais comuns dos fiéis.

Entre os momentos marcantes da Romaria, estavam as paradas do comboio no Hospital São Lucas, em Vitória; e no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha; e passagem pelo Hospital Vila Velha. Nesses locais, Frei Pedro de Oliveira rezou pelos irmãos e irmãs hospitalizados e pelos profissionais de saúde.

Lembrando que bem antes da Romaria, no início da tarde de sábado, a Santa foi em visita ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves, onde, em tenda montada no estacionamento, ocorreu uma celebração, realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, pelos profissionais e enfermos pela Covid-19, com evento que contou com a presença do governador Renato Casagrande e prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

Entre outros momentos marcantes da Romaria, estavam a passagem do comboio pela Terceira Ponte e pela Praça do Papa, onde está instalada a Imagem Iluminada de Nossa Senhora da Penha.

O percurso teve início no Convento da Penha, seguindo pelas Avenidas Champagnat e Hugo Musso (Vila Velha); travessia da Terceira Ponte chegando em Vitória; Praça do Papa (passando em frente à Santa Iluminada; Avenida Beira Mar; Avenida Jeronimo Monteiro (passando em frente ao Palácio Anchieta); Parque Moscoso; Rodoviária de Vitória; travessia da Segunda Ponte em direção à Vila Velha; Avenida Carlos Lindenberg; Glória; Centro de Vila Velha; e, finalmente, Convento da Penha.

Último dia do Oitavário terá missa e live solidária
O último dia do Oitavário, neste domingo (11), terá duas missas em preparação à Festa da Penha. As celebrações serão às 9 horas, presidida pelo Frei Gustavo Medella; e às 16 horas, presidida pelo Frei Adriano Dias do Nascimento. O tema do dia será o Olhar de Recomeço de Nossa Senhora.

“Trata-se do olhar pascal dos discípulos de Emaús (Lc 21,13-35), dos discípulos desanimados que se reanimaram após o encontro com o Ressuscitado. Então queremos refletir que sinais de vida e ressureição tivemos a oportunidade de experimentar durante este tempo de pandemia e como temos reagido diante de assumir os muitos recomeços que este tempo nos propõe”, diz frei Gustavo Medella.

O domingo terá o dia recheado de atividades da Festa Virtual e Interativa. Às 14 horas, no Programa ao vivo e interativo Salve Mãe das Alegrias, a Banda Milícia Celeste irá levar música para os devotos e internautas. A partir das 17 horas, acontece uma live musical solidária com o padre Anderson Gomes, evento que será transmitido direto do campinho do Convento da Penha nas redes sociais do Santuário e do padre.

O show promete um repertório animado, entre músicas sacras e seculares, banda completa e backvocals. Um destaque será para a iluminação que explora a beleza do Convento da Penha e as imagens de drone que serão utilizadas durante o belo anoitecer do campinho.

Através do show, os capixabas e internautas de todo o Brasil conectados na programação serão estimulados a fazerem doações para ajudar as famílias carentes acolhidas pela Arquidiocese de Vitória já cadastradas, elas receberão cestas básicas com o valor arrecadado.

Programação da Festa da Penha
Segunda-feira - 12 de abril
9h – Missa presidida pelo Frei Pedro de Oliveira (transmissão pela REDEVIDA)
12h - Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior
17h – Missa de Encerramento - Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

 

Por:Jaqueline Vianna / Fotos:Fabrício Saiter

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se