(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Em nota, Bispos manifestam solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas em Minas Gerais
Em nota, Bispos manifestam solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas em Minas Gerais 16 de Dezembro de 2021 Regional Leste 2
Foto: Randal Renye/Divulgação
A a     

O Bispo de Divinópolis e presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Carlos de Souza Campos; o Bispo de Guanhães e Referencial da Comissão para Ação Social Transformadora, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda; e o Bispo de Januária e Referencial da Cáritas Regional Minas Gerais, Dom José Moreira da Silva, escreveram uma carta manifestando solidariedade às famílias atingidas pelas fortes chuvas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri nos últimos dias.

Leia o documento abaixo na íntegra ou baixe o PDF aqui.

 

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DESABRIGADAS PELAS CHUVAS

“... nem cuidando cada um só do que é seu, mas também do que é dos outros. Tende em vós, o mesmo sentimento de Cristo Jesus” (Fl 2,4-5).

Nós, da CNBB Regional Leste 2, estamos em oração e atentos à situação vivida pelas diversas famílias atingidas pelas fortes chuvas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, nos últimos dias.

Nossos irmãos e irmãs, que já sofrem com a seca e com a pandemia da Covid-19, estão passando por mais uma calamidade, e os três fatores associados, com certeza, causarão ainda mais empobrecimento à população dessas regiões.

Como sempre, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes e desmoronamentos de encostas, gerando perda de seus lares e bens materiais.

Temos no nosso Regional, mais de 2 mil famílias desabrigadas e 32 cidades com decretos de emergência, totalizando mais de 25 mil famílias atingidas.

Neste sentido, solicitamos aos governos Federais, Estaduais e Municipais que cuidem do interesse das pessoas atingidas pelas chuvas, com a urgente necessidade de garantir assistência à toda essa população que clama por amparo neste momento de grande sofrimento.

Conclamamos, também, todo o povo de Deus a cuidar destes irmãos e irmãs, realizando ações emergenciais de solidariedade nas suas paróquias e comunidades de fé em favor das famílias desabrigadas que precisam muito de nossa ajuda.

Suplicamos o apoio de cada um e cada uma na campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, que visa a arrecadação de recursos para as milhares de pessoas desabrigadas em Minas Gerais e na Bahia.

Para realizar doações em dinheiro foram disponibilizadas duas contas: Banco do Brasil: Agência 0452-9 - C/C: 50.106-9 e Caixa Econômica Federal: Agência 1041 - Operação 003 - C/C: 1132-1. CNPJ: 33.654.419/0001-16, Cáritas Brasileira.

Vivendo o Tempo do Advento com toda a Igreja, na preparação da celebração do Natal do Senhor, exortamos para que os passos sejam firmados, para que gestos de compaixão, proximidade e solidariedade se multipliquem em favor dos que mais precisam, e que o Espírito do Senhor nos conduza para mais um ano de ação evangelizadora em favor da vida de cada pessoa, sobretudo os mais vulneráveis, bem como o cuidado de nossa Casa Comum.

Fraternalmente,

Dom José Carlos de Souza Campos
Bispo de Divinópolis (MG)
Presidente do Regional Leste 2 da CNBB

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Bispo de Guanhães (MG)
Referencial da Comissão para Ação Social Transformadora da CNBB Leste 2

Dom José Moreira da Silva
Bispo de Januária (MG)
Referencial da Cáritas Brasileira - Regional Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se