(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Dom José Moreira é empossado como Bispo da Diocese de Porto Nacional (TO)
Dom José Moreira é empossado como Bispo da Diocese de Porto Nacional (TO) 19 de Janeiro de 2023 Arquidioceses e Dioceses
A a     

O Bispo Dom José Moreira da Silva foi empossado como VI Bispo da Diocese de Porto Nacional, na noite de 17 de janeiro, na Catedral de Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional (TO). A posse teve como primeiro ato a leitura das letras apostólicas (Bula). Os ritos iniciais foram presididos por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas (TO), ele passou o báculo (símbolo do pastoreiro) e pediu o empossando que sentasse na Cátedra (Cadeira do Presidente).

Em seguida aconteceu as acolhidas do Vigário Geral Pe. Valdemir Alves, que falou em nome do Clero, Irmã Solange Tavares, que falou em nome dos religiosos e professor Dr. César Evangelista, que falou em nome dos leigos.

Na homilia Dom Moreira destacou sua missão: “Estou no meio de vocês como instrumento do Senhor, desejo ser um pastor que ajude na construção do Reino de Deus, usarei da misericórdia para quem agir na verdade”.

No final da missa, o Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, o Governador do Estado Tocantins, Wanderlei Barbosa e o Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Estadual e Deputado Federal Eleito Antônio Andrade (Toinho), que destacaram a trajetória eclesial: “Sabemos da caminhada missionária do senhor, estamos muito felizes com a chegada desse filho do Tocantins, que ajudará na construção do Reino de Deus”.

As caravanas da Diocese de Januária (MG) prestaram também homenagem para Dom José Moreira destacando as principais características do seu episcopado: dinamismo pastoral, humildade e dedicação. Houve também uma apresentação de uma indígena, que cantou uma música na língua própria. A Diocese de Porto Nacional prestou três homenagens: fiéis das Foranias entraram com as bandeiras do Divino Espírito Santo e cantaram os Devotos do Divino e depois com um banner comemorativo de Dom José e as setes bandeiras das Foranias.

Os Padres Eldinei daa Catedral e Edvaldo Roberto de Ponte Alta do Tocantins e outros fiéis entregaram presentes para o bispo. Concelebraram o Arcebispo de Feira de Santana (BA), Dom Zanoni Castro, Bispo de Cristalândia (TO), Dom Wellington Vieira, Dom Geovani Melo Bispo de Tocantinópolis (TO), Bispo da Prelazia de São Félix (MT,) Dom Adriano Ciocca, Bispo de Miracema do Tocantins (TO), Dom Philip Dickmans, Bispo de Formosa (GO), Dom Adair José e o Bispo Emérito de Porto Nacional, Dom Geraldo Gusmão.

Aproximadamente duzentos religiosos participaram da posse. O Estiveram presentes também o Vice-Governador Laurez Moreira, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes os Prefeitos de Santa Rosa Levi Teixeira e Chapada Hélio Dionísio, o Secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho e Secretário Estadual de Saúde Afonso Piva e a Deputada Estadual de Minas Gerais Leninha de Sousa.

A missa foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia, Rádio Porto FM 87,90 e Redes Sociais da Catedral Nossa Sra das Mercês.

Clique e veja as fotos

Texto: Padre Eldinei Carneiro

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se