(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Diocese de Colatina (ES) avança com as reflexões sobre o Sínodo dos Bispos
Diocese de Colatina (ES) avança com as reflexões sobre o Sínodo dos Bispos 23 de Agosto de 2021 Arquidioceses e Dioceses
A a     

A Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora se reuniu dia 10 de agosto, em Colatina (ES), para refletir a respeito do próximo Sínodo dos Bispos cujo processo tem início em outubro deste ano.

Desta vez, o Papa Francisco convocou um sínodo diferente, descentralizado e que contará com a participação de todo o Povo de Deus espalhado pelos cinco continentes. Isso quer dizer que leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos e cardeais vão discutir e refletir sobre os rumos da Igreja, cada um em sua diocese, com seu papel e suas instâncias, à luz do tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, conduziu a reunião que, segundo ele, foi muito importante para que o grupo pudesse conhecer melhor e com mais profundidade o processo sinodal que está prestes a iniciar. “Buscamos entender as inspirações da Igreja e voltamos nossa atenção também para a vida pastoral diocesana. Foi um momento importante! Ouvimos os coordenadores das áreas pastorais, suas preocupações, inquietações e já foi possível traçar alguns horizontes. Ficamos animados!”, comemorou padre Marinaldo.

A convite da Diocese de Colatina, essa reunião contou com a participação do padre Olindo Furlanetto, da Diocese de Treviso, na Itália. Padre Olindo viveu no Brasil por muitos anos, tendo, inclusive participado da preparação do Sínodo da Amazônia, ocorrido em 2019 já no espírito de uma Igreja sinodal, do encontro e do diálogo. “A convite da Diocese de Colatina, estou aqui para fazer uma reflexão sobre a vida e a missão da Igreja a partir do convite do Papa Francisco de começar a caminhar de uma maneira nova, mais voltada para a ação do espírito de Deus com os novos desafios dos tempos que estamos vivendo”, disse padre Olindo, que é italiano.

Padre Olindo cumprirá uma agenda importante em nossa diocese. Nesta quarta (11), ele conversou com os seminaristas e na sexta (13) esteve presente na reunião do clero. Na ocasião, o assunto do Sínodo dos Bispos entrou na pauta para que todo o presbitério da Diocese de Colatina tenha conhecimento do processo e ajudar no seu desenvolvimento. Já em 24 de agosto, padre Olindo presidirá uma conferência virtual para os leigos e no dia 04 de setembro partilhará sua experiência com os voluntários do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.

Site da Diocese de Colatina

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se