(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Despedidas marcam o Quinto Dia do Oitavário da Festa da Penha
Despedidas marcam o Quinto Dia do Oitavário da Festa da Penha 09 de Abril de 2021 Arquidioceses e Dioceses
A a     

O quinto dia do Oitavário em preparação à Festa da Penha 2021, na quinta-feira (8), foi marcado por momentos tão tristes quanto históricos e emblemáticos sobre o momento atual de pandemia. O Campinho do Convento da Penha, geralmente lotado nos tempos de homenagens à padroeira do Espírito Santo, foi cenário da Missa de Despedida ao Frei Luiz Flávio Adami Loureiro, presidida pelo arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, e acompanhada apenas por alguns familiares, confrades franciscanos e sacerdotes da arquidiocese.

Frei Luiz morreu no início da manhã desta quinta-feira (8) em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Seu corpo foi sepultado logo após a missa, ao lado da Capela de São Francisco, também no Campinho do Convento da Penha. Toda cerimônia foi transmitida pelas redes do Convento da Penha e vários veículos da imprensa, marcando o evento virtual em respeito às regras da quarentena.

“Nossa família chora a morte de nosso irmão ao mesmo tempo em que partilha a dor de tantas outras famílias que perderam seus entes queridos vítimas desta pandemia. Paz a todos que ficaram, e força e vigor para quem cuida de nossos doentes. Que façamos todos a defesa da vida e combatamos a escalada da morte”, disse o arcebispo durante a missa que foi realizada à tarde.

Frei Pedro de Oliveira abriu a cerimônia dizendo que o momento era de saudade, mas também de esperança, por Frei Luiz Flávio ter cumprido a sua missão. Já frei Gustavo Medella, também durante a celebração, fez uma reflexão sobre a pandemia. “A doença e a morte nunca tiveram tão longe e tão perto de nós ao mesmo tempo. Perto porque elas estão ao nosso lado, levando nossos amigos, nossos familiares; e longe, pois não nos deixam a chance de nos despedirmos da forma que gostaríamos dos nossos irmãos”, avaliou o frade.

A missa noturna, nesta quinta-feira (8), presidida pelo padre Edgar Rigoni, reitor do Seminário da Diocese de Colatina, também foi em intenção ao frade. “Acredito que talvez muitos possam se perguntar quais as alegrias da Páscoa. Que alegrias podemos ter vendo tantas pessoas perdendo seus entes queridos? Hoje nós celebramos aqui a alegria da Eucaristia e da Palavra, mas com o coração sentido de perdermos o nosso irmão querido aqui do Convento. Mas o olhar de Deus sobre esse povo sofrido é um olhar de carinho, de compaixão, de quem quer participar conosco desse caminho de dor. E é a dor que nos leva ao caminho de conversão”, disse o padre, referindo-se ao tema do Quinto Dia do Oitavário: olhar de conversão.

Sobre Frei Luiz
O falecimento de Frei Luiz Flávio Adami Loureiro, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, ocorreu na manhã desta quinta-feira, por volta das 5h50 em um hospital do município da Serra-ES.

Frei Luiz Flávio foi hospitalizado depois de um mal-estar gripal, desde a noite do domingo, dia 21 de março. No dia 25, foi encaminhado para a UTI, onde permaneceu intubado e com quadro geral estável. Nesta manhã, seu quadro de fibrose pulmonar se agravou.

Frei Luiz é natural de Colatina, Espírito Santo, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1949 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 1984. Fez a profissão solene; e, foi ordenado sacerdote no dia 2 de fevereiro de 1991. Residia no Convento da Penha desde fevereiro de 2020.

Plantio de jequitibá-rosa marca homenagem às vítimas da Covid-19 nesta sexta
Na manhã desta sexta-feira (9), às 9 horas, será feito próximo à entrada do Convento da Penha o plantio de um jequitibá-rosa em homenagem às pessoas que perderam suas vidas em decorrência da Covid-19 em todo o mundo. A enfermeira Junia Ferreira Bedone, que atua no hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, fará o plantio representando os profissionais de saúde na solenidade.

 

Confira a programação da Festa dea Penha 451 anos - virtual e interativa: 

Sexta-feira - 09 de abril
06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
12h - Terço/Consagração
16h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe. Celso e Pe. Osmar, área pastoral Vitória)
18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da cantora Jennifer
20h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe Jorge Campos – Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo)

Sábado - 10 de abril
12h - Terço/Consagração
14h - Programa Salve Mãe das Alegrias
16h – Missa Sétimo Dia Oitavário (Pe. Rodrigo - área pastoral serrana)
20h – Romaria das Famílias

Domingo - 11 de abril
12h - Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste
16h – Missa Oitavo Dia Oitavário (Fraternidade Franciscana)
17h - Live | Pe. Anderson Gomes

Segunda-feira - 12 de abril
12h - Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior
17h – Missa de Encerramento - Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

 

Por: Jaqueline Vianna / Crédito da foto: Fabricio Saiter

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se