(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Cuidado, solidariedade e proteção ao próximo são destaques em reunião da Comissão para o Laicato
Cuidado, solidariedade e proteção ao próximo são destaques em reunião da Comissão para o Laicato 02 de Julho de 2020 Comissões
A a     

No dia 27 de junho, reuniram-se em videoconferência os coordenadores(as) de Pastorais, Movimentos, Organismos e assessores eclesiásticos que integram a Comissão para o Laicato do Regional Leste 2.

A reunião teve como objetivo animar os representantes do laicato, alimentar a fé, a esperança, estimular a todos a serem uma presença solidária, profética, fraterna e afetiva nos diversos trabalhos que desenvolvem.

O encontro virtual contou com a participação do bispo referencial da Comissão para o Laicato, e bispo diocesano de Teófilo Otoni (MG), dom Messias dos Reis Silveira; Leci Conceição do Nascimento presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Leste 2, Julimar de Souza da Pastoral da AIDS, Maria da Penha Hort e Pe Silvanei Caixeta da Pastoral da Pessoa Idosa, Rodrigo Pires e Samuel da Cáritas MG, Maria do Rosário Senra da Pastoral da Criança, Sônia Gonçalves e Silvio Gonçalves (Binho) da Pastoral Familiar, Ismael Deyber da Pastoral Universitária, Valdeci da Comissão Pastoral da Terra, Suzana e Pe José Geraldo das Comunidades Eclesiais de Base e Pe Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo do Regional Leste 2.

Dom Messias em sua fala encorajou a todos a terem um olhar questionador para a realidade: “São muitas as pastorais e movimentos que atuam em Minas Gerais e no Espírito Santo. Neste tempo de pandemia que se tornou especialmente tempo de cuidar precisamos discutir algumas questões: Como está a Igreja? Como estão nossas pastorais e movimentos? Como estão nossas famílias? Como estamos nós? É preciso ter a coragem para ouvir as respostas a estas questões”, afirmou.

“Certamente no meio das respostas vamos encontrar muitas dores, medos e inseguranças. Em meio ao sentimento de medo. Surge a insegurança quanto ao nosso amanhã. Como será o nosso futuro? Parece que estamos compreendendo que vamos ter que nos adaptar à nova realidade que vai se descortinando a nossa frente. Precisamos acreditar na força do Espírito que tudo renova. Ele sopra onde quer”, concluiu dom Messias.

Os participantes partilharam seus trabalhos e perspectivas demonstrando que o medo tem sido substituído por muitas formas de cuidado, solidariedade e proteção as pessoas, principalmente as mais necessitadas. Aquisição de produtos da Agricultura Familiar e da Economia solidária ajudando a gerar rendas, contatos com estudantes de outros países que estudam no nosso estado e se encontram em condições precárias, reunião com Conselhos paritários, contatos telefônicos para pessoas idosas, reuniões com coordenações diocesanas, lives com assuntos diversos como saúde, análise de conjuntura, Laudato Si e outros subsídios virtuais com temas variados de formação, presença nas conferencias e reuniões da Rede de Igrejas e Mineração, preparação da Semana Nacional da Família com o subsidio Hora da Família que será disponibilizado através de um aplicativo próprio, a articulação da 6ª Semana Social Brasileira e da 5ª Romaria das Águas e da Terra em Guanhães (MG) foram algumas das muitas ações apresentadas pelos coordenadores.

Pe Roberto Marcelino, reforçou o que havia dito na primeira reunião com as coordenações, que cada pessoa no seu campo de atuação enfrente este momento desempenhando seu papel de animador e presença entre as pessoas que participam das pastorais, movimentos e organismos, fomentando essa atuação de forma que possa favorecer depois a continuação dos trabalhos que todos(as) estavam acostumados.

Foi sugerido pelo grupo a realização de mais reuniões on-line, a organização de um grupo de WhatsApp, a divulgação dos diversos eventos como a dia 28/07 o Seminário do Regional Leste 2 da 6ª SSB, a realização da 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce de 15 a 19 de julho.

A presidente do CNLB Leste 2, Leci do Nascimento, que coordenou a reunião, agradeceu a presença de todos e motivou-os a continuarem o trabalho lembrando as palavras de Pe Alfredinho: “a crise é uma visita do Espírito Santo na história que nos sacode para ver outro horizonte”.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se