(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Coordenadores Diocesanos de Catequese participam de reunião online
Coordenadores Diocesanos de Catequese participam de reunião online 26 de Junho de 2020 Comissões
A a     

No dia 20 de junho, reuniram-se, no formato online, cerca de 52 coordenadores diocesanos de catequese das (arqui)dioceses do Regional Leste 2. o encontro teve como objetivo partilhar as atividades que vem sendo realizadas e o planejamento para a continuidade do trabalhos da catequese.

Dentre as atividades previstas está uma formação online com Moisés Sbardeloto, sobre catequese e evangelização na internet. A formação será para o grupo dos coordenadores diocesanos no dia 18 de julho (sábado), de 14h às 16h. 

A Comissão Regional de Catquese irá agendar datas para encontros formativos e reuniões (online) com as equipes de coordenação diocesanas, no segundo semestre.

O site www.catequesehoje.org.br é o espaço formativo para os catequistas, na internet. Nele, encontram-se sugestões para a catequese neste período da pandemia e também reflexões para aprofundar a espiritualidade do catequista, tão importante neste momento..

O Regional fez uma carta para os catequistas com algumas indicações para este período sem encontros presenciais com catequizandos. Que os coordenadores enviem aos catequistas.

A reunião contemplou também partilhas sobre a Comissão Nacional de Catequese, como o  canal do YouTube Catequese do Brasil (da Comissão Nacional de Catequese da CNBB) que tem postado vídeos para os catequistas; e o lançamento do Diretório para a Catequese, que aconteceu no dia 25 de junho. 

O Grupo partilhou o que as coordenações estão realizando na catequese, neste período da pandemia. Foram constatadas várias iniciativas formativas pela internet (lives e cursos online), elaboração de roteiros para encontros na família, roteiros de encontros bíblicos, reuniões online com catequistas, encontros online com crismandos e outros.

Foi observado também que os catequistas têm muita dificuldade na preparação de roteiros dos encontros. Mas, que não estamos num momento de catequese “conteudista”, visando somente o sacramento. “A solidariedade é forma genuína de catequese”, pontuou uma das participantes, Marlene Silva.

Também foi ressaltada a dificuldade com o acesso à internet e com o uso da tecnologia para o contato com os catequizandos e catequistas. Outra dificuldade está no envolvimento da família, quando há proposta de encontros online com os catequizandos.

Dom Marco Aurélio, bispo referencial da Comissão para a Animação Biblico-Catequética no Regional Leste 2, lembrou a importância do cuidado com o catequista, bem como a responsabilidade de cada um e cada uma em testemunhar o cuidado com o outro, concretizando, assim, a caridade cristã. Ressaltou a importância de se cuidar ainda mais da espiritualidade do catequista.

No final da reunião, Dom Marco Aurélio pediu a intercessão de Maria, mãe de Jesus, catequista por excelência, para todos os catequistas.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se