(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Conselho Nacional do Laicato do Brasil realiza encontro nacional em Cuiabá
Conselho Nacional do Laicato do Brasil realiza encontro nacional em Cuiabá 26 de Junho de 2019 Organismos Durante o evento definiu-se a nova presidência do CNLB
A a     

Aconteceu nos dias 20 a 23 de Junho, em Cuiabá (MT), O VII Encontro Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e também a XXXVIII Assembleia Geral CNLB, que, teve como tema Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olha é um novo agir e como inspiração bíblica Eu vi, ouvi e desci (Ex. 3, 7-8).

A assembleia contou com a presença de cerca de 450 Cristãos Leigos e Leigos advindos dos 18 Regionais da CNBB com as delegações dos Regionais, das Organizações filiadas e os convidados das Associações Laicais oriundas dos carismas congregacionais, de Movimentos e serviços e Novas Comunidades. Na diversidade, a alegria do Evangelho pode ser vivida nestes dias. O Regional Leste 2 teve uma delegação de 17 Cristãos Leigos e Leigos.

Na abertura houve uma missa conduzida por Dom Derek Byrne, Bispo referencial do Laicato do Regional Oeste 2 da CNBB, que durante a homilia falou da importância de “dividir o pão”, que Cristo é vida.

Para uma reflexão mais aprofundada no contexto da realidade atual do Brasil foram realizadas dez oficinas sub-temáticas para reflexões sobre: Direitos humanos, Casa comum/direito à terra, Igualdade de Gênero, Política/Políticas Públicas, Direito à cidade, Mundo do Trabalho, Juventude, Migrações e refugiados, Educação e cultura e Desafios da vocação laical na Igreja.

O evento contou com a presença do Bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo.

A próxima Assembleia Geral do CNLB será na cidade de São Luís. A capital maranhense regional Nordeste V receberá a assembleia dos leigos de todo o país em 2020.

Nova presidência do CNLB é eleita em Assembleia Geral

Houve ainda o processo eletivo de chapa única para o triênio 2019-2023, sendo eleita a nova presidência do CNLB. O Regional Leste 2 foi representado com maestria:

PRESIDENTE: Sonia Oliveira – Regional Leste 2
VICE-PRESIDENTE: Rejane Gaia – Nordeste 2
SECRETÁRIO GERAL: Marcio Oliveira – Regional Sul 1
SECRETÁRIA ADJUNTA: Maria Aurenir - Regional Nordeste 4
TESOUREIRO GERAL: Luiz Everaldo – Regional Leste 2
TESOUREIRA ADJUNTA: Carlos Oliveira - Regional Noroeste

Ao final da assembleia também definiu-se que Adriano Massariol, atual secretário do CNLB do Regional Leste 2, seja o novo representante do Conselho Fiscal.

Com informações de Leonardo Moura, Membro do CNLB do Regionl Leste 2

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se