(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Conselho diocesano de Patoral (CPD) da Diocese de Caratinga (MG) se reúne virtualmente
Conselho diocesano de Patoral (CPD) da Diocese de Caratinga (MG) se reúne virtualmente 31 de Julho de 2020 Arquidioceses e Dioceses
A a     

Antes de falarmos de nossa bela reunião on line, quero falar um pouco do que é o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). Este conselho surgiu na Igreja no Concílio Vaticano II. Tem como objetivo analisar os assuntos que se relacionam com a evangelização, procurando por em prática as Diretrizes Gerais da Igreja à luz da Palavra de Deus. Conforme o Código de Direito Canônico, toda diocese, sob a direção de seu bispo, tenha o seu conselho diocesano de pastoral. Este conselho é constituído por fiéis em plena comunhão com a Igreja, sejam leigos, clérigos ou religiosos, aos quais o bispo concede sua indicação através de uma provisão. A este conselho cabe examinar e avaliar as atividades pastorais da diocese visando levar a bom termo as decisões tomadas que visam a bom andamento das pastorais, movimentos e associações.

O Código de direito Canônico ainda assegura ser de suma importância que o conselho pastoral represente toda porção do povo de Deus constituinte de sua diocese, levando em consideração as particularidades de cada região diocesana e pastoral. O conselho pastoral é constituído por tempo determinado, de acordo com as prescrições dos estatutos, dadas pelo bispo diocesano. Em caso de vacância cessa o conselho pastoral. Compete ao bispo diocesano, de acordo com as necessidades do apostolado, convocar e presidir o conselho pastoral, lembrando que este conselho tem somente voto consultivo.

O IX Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Caratinga afirma que o CPD deverá se reunir ordinariamente três vezes ao longo do ano, cabendo ao bispo convocá-lo, extraordinariamente, quando assim for necessário.

Neste tempo de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, nosso CPD se reuniu extraordinariamente no último dia 20 de julho de 2020 para um momento de oração, reflexão e partilha dos trabalhos realizados neste tempo conturbado da pandemia do coronavirus. Nossa reunião on line foi assessorada por Pe. Patricky Samuel Batista, Secretário Executivo de Campanhas da CNBB.

Na ocasião lembramos que Pe. Patricky estaria conosco nos assessorando em nossa assembleia diocesana de pastoral que estava prevista para os dias 27 a 30 de julho deste ano de 2020. Estando nossa assembleia impossibilitada de acontecer, tivemos a grata presença dos membros do CPD, pelo menos, virtual.

Pe. Patricky nos levou a refletir os desafios existentes e aflorados na vida do povo de Deus com a chegada da pandemia. É preciso compreender o que está acontecendo, se firmar na espiritualidade, fortalecer a iniciação à vida cristã dando ênfase a Palavra, sendo uma Igreja que, à luz do pontificado do Papa Francisco primereia, envolve, acompanha, frutifica e festeja. Diante dos desafios e dos caminhos Pe. Patricky nos lembrou de que precisamos deixar, sem medo, que Deus nos conduza.

Agradecemos ao Pe. Patricky, a Dom Emanuel, nosso Bispo diocesano e a todos que participaram da live formativa. Agradecimento especial aos animadores de nossas pastorais, movimentos e associações, todos são forças vivas desta diocese amada de Caratinga. Deixemo-nos ser conduzidos pelo Espírito Santo.

Por Pascom Diocese de Caratinga

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se