(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Comunidades da Província Eclesiástica de Juiz de Fora preparam Dia Nacional da Juventude
Comunidades da Província Eclesiástica de Juiz de Fora preparam Dia Nacional da Juventude 22 de Outubro de 2020 Arquidioceses e Dioceses
A a     

Todos os anos somos chamados a celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), comemorado no dia 25 de outubro. Neste ano, mesmo que de forma diferente, os jovens de todo Brasil a testemunharem sua fé em Cristo por meio deste evento. Em vista disso, a Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) não poderia deixar de participar.

O tema do DNJ deste ano é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, inspirado pela Campanha da Fraternidade, e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24,15-17), versículo da passagem dos discípulos de Emaús.

A pandemia do novo coronavírus, apesar de impossibilitar eventos presenciais que sempre reuniam centenas ou até mesmo milhares de jovens nas dioceses de todo o país, trouxe também uma nova concepção para o tema do DNJ desde ano: o valor inegociável da vida, tê-la como a obra mais perfeita que Deus criou e que somos responsáveis uns pelos outros, porque estamos “no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento”, como salientou o Papa Francisco na homilia da Bênção Urbi et Orbi do dia 27 de março de 2020.

A Arquidiocese de Juiz de Fora, juntamente com as Dioceses que compõe a Província Eclesiástica de Juiz de Fora, São João del Rei e Leopoldina, organizaram a celebração do DNJ em conjunto, com encontros online. Uma intensa programação foi preparada com orações, reflexões, workshops e Celebrações Eucarísticas, e um gesto concreto.

O assessor da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Pe. Zucka), explica a proposta. “Este ano, o DNJ tem nova identidade online conjunta, pensada em dar unidade às atividades juvenis na Província Eclesiástica; trabalhando para e com as juventudes. É a oportunidade de refletirmos o papel que a juventude é chamada a desempenhar em favor da vida. ”

A partir desta quinta-feira (22) serão divulgados vídeos nas páginas da Pastoral Juvenil, com as reflexões e orações. Haverá também oficinas sobre diversos assuntos ligados a juventude. Este momento de formação acontece na tarde do domingo. Para participar das oficinas será necessário fazer inscrição pelo link: https://forms.gle/DjahrWbFZe1XwvjFA.

Além das atividades online, a programação conta com uma campanha solidária. Os jovens são convidados a fazer um gesto concreto: doar alimentos não perecíveis. Todo o arrecadado será destinado a instituições beneficentes assistidas pela Arquidiocese. As doações devem ser entregues na Cúria Metropolitana.

A jovem Aline Gaspar, integrante da equipe de coordenação arquidiocesana, enfatiza a importância do evento. “Organizar um dia de festa da juventude é muito importante, pois o DNJ é a celebração do protagonismo das juventudes atuantes na Igreja. Nossas dioceses, de modo plural, e todas corresponsáveis pela edificação dos nossos jovens, prepararam com carinho o DNJ 2020. Mobilize sua participação!”.

Na Igreja Particular de Juiz de Fora, no domingo (25), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidirá a Santa Missa, às 10h, na Catedral. A Celebração dedicada aos jovens, conta com 80 lugares reservados a juventude. Aqueles que desejarem participar deverão agendar presença pelo telefone (32) 3229-5466 (Centro Arquidiocesano de Pastoral João Paulo II / Ana Maria Roberto). O momento contará com transmissão pela Web TV A Voz Católica, pela Rádio Catedral e pelo Facebook da Pastoral Juvenil.

Veja a programação completa:

Dia 22 de outubro – Quinta-feira
19h - Arquidiocese de Juiz de Fora

Dia 23 de outubro – Sexta-feira
19h - Diocese de Leopoldina

Dia 24 de outubro – Sábado
19h - Diocese de São João del Rei

Dia 25 de outubro – Domingo – Dia Nacional da Juventude
10h - Santa Missa na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora
16h - Sarau Cultural online
17h - Formação com Dom José Eudes Campos do Nascimento online
17h30 - Workshops/Oficinas – “salas” reservadas
18h30 – Drive-thru solidário online
19h - Santa Missa nas Dioceses de Leopoldina e São João del Rei

Acompanhe toda a programação pelo Facebook e Instagram da Pastoral Juvenil

https://www.facebook.com/pastoraljuveniljf

https://www.instagram.com/pastoraljuveniljf/

Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações de CNBB e Jovens Conectados

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se