(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             CNLB Leste 2 divulga nota de pesar pelo falecimento de José Francisco Medeiros
CNLB Leste 2 divulga nota de pesar pelo falecimento de José Francisco Medeiros 10 de Março de 2022 Organismos
A a     

Nasceu em Arapuá (MG), em 1936. Casado com Lenir Fernandes Guimarães de Medeiros, constituiu uma bonita família de seis filhos: Marcos, Luiz Eugenio, Alexandre (em memória), Inês, Antônio e Cristina.

Foi um fiel leigo, de grande engajamento na vida eclesial, sempre preocupado com o bem-viver, testemunhou em vida a vocação laical e foi um grande pilar na organização do laicato em nível Arquidiocesano, Regional Leste 2 e Nacional. Ele foi um dos fundadores do CNLB do Regional e seu 4° Presidente. Do CNLB Nacional, ele foi vice-presidente e incentivador. Foi Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Enquanto presidente do então CRL Leste 2 (Conselho Regional de Leigos do Leste 2), sempre atento às vicissitudes do tempo e acreditando numa proposta de trabalho coletiva, para dar resposta aos imensos desafios de uma “época marcada por transformações profundas e rápidas”, deu uma grande contribuição para a articulação e organização do laicato a nível Regional realizando diversas visitas, cursos e formações para os CDLs (Conselhos Diocesanos de Leigos) nas várias Dioceses do Regional Leste 2. Foi também um dos autores do livro Organização do Laicato ou de como criar “Conselhos Diocesanos de Leigos”, expressando na introdução deste: “no momento em que a organização dos fiéis leigos recebe um incentivo tão explícito de nossos bispos, nada mais oportuno do que tentarmos ir ao encontro de uma demanda já antiga dos leigos do Regional Leste 2 que sempre nos pediram um 'roteiro' que pudesse colaborar na criação e desenvolvimento dos Conselhos Diocesanos de Leigos no Regional.”

Agora sua voz silenciou, seu sorriso e alegria própria de sua mineiridade ficarão gravados para sempre em nossos corações, seu testemunho de cristão comprometido com uma sociedade justa e igualitária, de doação e desprendimento nos ajudarão enquanto CNLB Leste 2 a sempre avançar, pois como diz o poeta espanhol Antonio Machado “caminhante, não há caminho. Caminho se faz ao caminhar”!

Ficam para nós suas sementes lançadas, muitas já com frutos, outras desabrochando, algumas ainda precisando adubar.

Por toda uma vida doada ao CNLB, por toda sua história o Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Leste 2, externa neste momento de sua partida para a vida eterna, gratidão a Deus e a sua família pela sua existência e certeza de que Cristo é a Ressurreição e a vida (Jo 11,25) e todos os que creem, como Ele ressuscitarão!

Medeiros presente, presente!

Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Regional Leste 2

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se