(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             CNLB do Regional Leste 2 realiza reunião ampliada
CNLB do Regional Leste 2 realiza reunião ampliada 26 de Agosto de 2019 Organismos
A a     

Entre os dias 24 e 25 de agosto, aconteceu na Casa da Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte (MG), uma reunião ampliada da Presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Leste 2 com membros da presidência, conselhos diocesanos de leigos e equipes de articulação de todas as Arqui/Dioceses de Minas Gerais e Espirito Santo. Houve a participação de 16 representantes.

Com o objetivo de conhecer e propor ações conjuntas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2019-2023 da CNBB e as Diretrizes aprovadas no VII Encontro Nacional do Laicato do Brasil do CNLB Nacional em Cuiabá MT em junho de 2019.

Na oportunidade, foi feita uma análise de conjuntura pelo professor da PUC Minas e presidente do Conselho Arquidiocesano de Belo Horizonte, Camilo Lellis, que trouxe informações atuais da vivência em nível social, eclesial e político. Já o professor Webert Cirillo, apresentou um painel sobre o documento 105 da CNBB, trazendo luzes e sombras sob o tema, além de falar a respeito dos avanços e recuos do Conselho nas Arqui/Dioceses.

A presidente do CNLB Leste 2, Leci Conceição do Nascimento, o secretário geral, Adriano, e o conselheiro fiscal Leonardo compuseram a mesa de debates com o tema: “Por que e para que organizar e articular o laicato em Conselhos de leigos e leigas?”. Eles apresentaram a fundamentação antropológica, sociológica, teológica e Pastoral/Eclesial. Foi um momento de muito esclarecimento com destaque para os pontos: Ubuntu, encontro, diálogo, comunhão, missão, serviço e formação.

No domingo, houve um momento de partilha de experiências exitosas de 3 Conselhos Diocesanos de Leigos, da Arqui/Dioceses de Mariana (Sônia), Montes Claros (Maria Claret) e de Teófilo Otoni (Sandrinha). Cada um apresentou a forma com que atuam nas Arqui/Dioceses, apresentando atividades realizadas e dificuldades. Importante momento para iluminar a caminhada dos participantes.

Diretrizes aprovadas no VII Encontro Nacional do Laicato do Brasil

Aprovadas em Cuiabá (MT), nos dias 20 a 23 de junho, são diretrizes para a formação e atuação do Laicato no Brasil para todas as Arqui/Dioceses e todos os cristãos leigos e leigas. É fundamentado em três pilares, sendo: dimensão socioambiental da Fé, formação e juventude.

A partir destas diretrizes, a CNLB Leste 2, vai agir nos próximos anos dentro dos seguintes eixos: articulação, ação sócio transformadora, espiritualidade e formação. Esse plano de atuação da Comissão no Regional será elaborado, apresentado e aprovado na Reunião de Colegiado que acontecerá entre os dias 09 e 10 de novembro deste ano.

As fotos da reunião estão disponíveis aqui.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se