(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Clero da Diocese de Leopoldina participa de formação virtual sobre gestão
Clero da Diocese de Leopoldina participa de formação virtual sobre gestão 09 de Julho de 2020 Arquidioceses e Dioceses
A a     

Com sólida formação filosófica e teológica, os sacerdotes trilharam um longo caminho de estudos no seminário para exercer suas funções pastorais. Muitos possuem especializações em outras áreas, mas a prática administrativa é um dos desafios na gestão das paróquias.

Dom Edson Oriolo diz que uma boa administração paroquial está fundamentada em investir na formação técnica, pastoral, teológica e espiritual dos administradores. Dessa forma, vem implementando um processo de formação contínua do clero da Diocese de Leopoldina, evidenciando a necessidade de preparar os sacerdotes para os desafios inerentes ao exercício de seu ministério.

Algumas ações diocesanas demonstram a preocupação do bispo em proporcionar aos padres acesso à informações e metodologias de trabalho inovadoras, para cuidar com zelo da Casa de Deus. Um passo importante foi a instituição de um Conselho de Formadores, cujos membros terão a missão de auxiliar na condução dos trabalhos de formação dos demais padres e dos seminaristas.

Além disso, estão sendo realizadas várias videoconferências para discutir assuntos relacionados a gestão do economato, promovida pela AXIS Instituto, com a participação de profissionais especializados em diversas áreas. A adesão e interação dos presbíteros demonstram a importância dos temas discutidos e o interesse de implementar mudanças em algumas tarefas, de acordo com suas realidades paroquiais.

Foi aplicada uma pesquisa nas paróquias, sendo apresentado um diagnóstico preliminar que ajudará na definição de um plano, visando o aprimoramento do trabalho e melhoria do desempenho. Também foram discutidos temas de muita importância para a condução da administração das paróquias.

No dia 17 de junho, Márcio Moreira e Adilson Souza falaram sobre a legalidade das fontes de receitas, dos registros de gastos, tipo de receita paroquial, programas de incentivo de imposto de renda para projetos artísticos, além de alertarem sobre as legislações relacionadas a doações e sorteios.

No dia 23 de junho de 2020, o tema discutido foi ‘As paróquias e a pós-pandemia’, com Adilson Raimundo de Souza, que fez reflexões sobre o pensar como ‘corpo’ e membros isolados, dos impactos logísticos, da retomada das atividades e dos novos cenários de oportunidades.

Karina Albergara, especialista em gestão estratégica e marketing, falou sobre a gestão das mídias sociais e interface com os fiéis, apresentando um resultado de uma pesquisa realizada com 62 paróquias da Diocese de Leopoldina sobre os fiéis e formas de cadastros; redes sociais utilizadas e suas comunicações; divulgação do dízimo, controle e adesão.

No mesmo dia, o especialista em tecnologia da informação, Wendel Torres, falou sobre a aplicação prática e abordagem geral dos sistemas utilizados nas paróquias, sua importância na sistematização e planejamento das informações eclesiais e financeiras, explicando sobre a infraestrutura, segurança da informação, software, hardware, internet, intranet, sistemas e dados e novas tecnologias.

No dia 08 de julho, a advogada Dra. Manuela Dantas discorreu sobre a reforma trabalhista, prevenções e possibilidades nas entidades eclesiais. Além disso, explicou as diferenças de relação de trabalho e emprego.

O padre Flávio da Silveira de Souza, pároco da Catedral de São Sebastião de Leopoldina e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Piacatuba, também tem formação acadêmica em direito, exercendo a função de ecônomo da diocese. Ele agradeceu e parabenizou os profissionais do AXIS Instituto, pelo trabalho de excelência. “Através das videoconferências realizadas, percebemos a seriedade, a expertise e a competente consultoria que nos tem prestado. São de pessoas como vocês que a Igreja necessita, para alcançar o seu grande objetivo: edificar o Reino de Deus”, comentou.

Para o padre Marcelo de Aguiar Morais, administrador paroquial das paróquias São Francisco de Assis (Palma) e Nossa Senhora das Dores (Itapiruçu), os profissionais da AXIS Instituto foram muito didáticos nas explicações. “Espero em Deus que obtenha um profícuo resultado na Diocese de Leopoldina”, comentou.

O padre Carlos Henrique Mariosa, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do município de Muriaé (MG), é membro do Conselho de Administração da Diocese de Leopoldina. Ele comentou sobre os desafios da administração eclesial e a importância deste tipo de evento. “Estamos aprendendo a ser uma nova igreja. O Instituto Axis é uma parceira de grande valia para nossa diocese, nos dando uma visão ampla e segura de todo o contexto administrativo paroquial e nos mostrando um novo conceito de diocesaneidade. Agradecemos ao nosso bispo por essa iniciativa em nossa amada igreja”, exclamou.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se