A Pastoral Familiar do Regional Leste 2 participou de um Encontro de Formação Diocesano em Teófilo Otoni (MG). No evento foram abordados temas como a “Motivação e Recomeço”, “Espiritualidade Familiar” e “Visão Global da Pastoral Familiar”.
O Bispo Diocesano de Teófilo Otoni, Dom Messias dos Reis Silveira, participou do evento e presidiu a Santa Missa com o envio dos casais coordenadores paroquiais, dos setores e da Comissão Diocesana. Em seguida, refletiu sobre os desafios da família hoje, afirmando que os membros da Igreja não podem e não devem julgar quem está em situação considerada irregular.
“O discernimento, amadurecimento e aprofundamento pastoral em relação as questões é necessário. Ninguém deve ser discriminado, mas acolhido, inserido e ajudado”, introduziu. “A Igreja abomina o pecado e não o pecador. O processo de acompanhamento e acolhimento é um processo longo para que todas as pessoas possam chegar a nós”, concluiu Dom Messias.
Sílvia Aparecida da Silva e Gilberto Pereira Silva, casal coordenador da Pastoral Familiar Leste 2, explicou a importância da acolhida pelos agentes da Pastoral a todos, desde a concepção até o fim natural não somente casais sacramentados. “Precisamos estar abertos para acolher qualquer tipo de realidade sem julgamento. Muitas vezes, uma pessoa, que entendemos estar no pecado, foi levada a estar nesta situação e julgamos de forma precipitada. Temos que amar, acolher e discernir”, analisou o casal.