(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Cáritas é homenageada em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Cáritas é homenageada em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais 18 de Novembro de 2019 Pastorais Entidade receberá homenagem pelos seus 30 anos de atuação no estado
A a     

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais receberá homenagem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por seus 30 anos de atuação junto às pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social, na próxima segunda-feira (18), às 20h, em Belo Horizonte. A Reunião Especial foi requerida pela deputada Leninha (PT – MG) e pelo deputado Professor Cleiton (PSB – MG).

Antes da cerimônia na Assembleia, a Cáritas celebrará uma missa em Ação de Graças pelos seus 30 anos, às 18h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Praça da Assembleia. A missa será presidida por dom José Moreira, bispo da Diocese de Januária e referencial da Cáritas Regional Minas Gerais. As atividades de comemoração vão contar com a participação de agentes da Cáritas, de representantes de organizações e movimentos parceiros e pessoas atendidas pelos programas da entidade, além de apoiadores em geral.

Com o tema "30 anos de solidariedade na construção da sociedade do Bem Viver" e o lema "Eu vim para que todos tenham vida (Jo 10,10)", a entidade celebra sua maturidade e também a presença junto às pessoas mais empobrecidas do estado. É o que explica Rodrigo Pires, secretário regional da Cáritas em Minas: "São 30 anos de presença amorosa de Deus e do rosto encarnado de Jesus, junto aos empobrecidos de Minas Gerais". Ele destaca que o momento é de união com as forças, movimentos e pastorais sociais para juntos construir a resistência e não perder o que já foi conquistado até aqui.

Só em 2018, a Cáritas atendeu mais de 40 mil pessoas em Minas Gerais, entre famílias que vivem em acampamentos e pré-assentamentos da reforma agrária; grupos produtivos, em sua maioria de mulheres, da Economia Popular Solidária; pessoas atingidas pela mineração na Região Central de Minas e em Mariana; pessoas em situação de rua que buscam os serviços da Assistência Social no município de Belo Horizonte; famílias que vivem em áreas de ocupações urbanas; crianças da rede de Saúde Mental; agricultoras e agricultores familiares que vivem no semiárido mineiro, região do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha; entre outras.

Solidariedade que liberta - A Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está organizada em uma rede com 183 entidades-membros em todo o país. Em Minas Gerais, a Cáritas Regional foi fundada no dia 8 de março de 1979 e chega aos 30 anos composta por 16 entidades-membros, que atuam em distintas regiões do estado, entre elas: Região Central, Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Vale das Vertentes, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No último quadriênio, a Cáritas Regional Minas tem priorizado sete áreas de atuação estratégica, são elas: Infância, Adolescência e Juventude; Economia Popular Solidária; Convivência com os Biomas; Segurança Alimentar e Nutricional; Voluntariado; Migração e Refúgio; Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências, em especial, atuando com os atingidos pela mineração.

*Por Cáritas Minas Gerais

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se