(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 promove encontro de formação em dezembro
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 promove encontro de formação em dezembro 19 de Novembro de 2020 CNBB Nacional
A a     

De 1 a 3 de de dezembro, com transmissão ao vivo na página do Facebook e no canal do youtube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021, sempre às 19h30.

Realizada, em média, a cada 5 anos, a CFE, no ano que vem, tem como tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema bíblico: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade”, (Ef. 2,14). A campanha é uma oportunidade de reunir igrejas cristãs sob a premissa do diálogo, dando um testemunho de unidade na diversidade, tal como orientado por Jesus.

Segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de campanhas da CNBB, que acompanha pela entidade a preparação desta campanha ecumênica pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic), o grande tema que proposto é o diálogo. O padre aponta que a CFE convidará ao diálogo como compromisso de amor num cenário marcado por polarizações, ódios, ausência de escuta, individualismos imperialistas e indiferença, somos convidados a recuperar nossa capacidade de relação, tolerância, amorosidade e fraternidade.

“Esta campanha nos convoca a edificar um novo humanismo alicerçado na ética cristã. Não podemos permanecer indiferentes a esta realidade que banaliza a vida, gera conflitos, violências, discriminações e radicalizações”, disse.

Participação e metodologia

A formação se destina à preparação de agentes das Igrejas Cristãs que integram o Conic que vão multiplicar a campanha da fraternidade em diferentes realidades. Temas como o contexto desta campanha, o diálogo como estilo de vida para um mondo novo, comunicação não violenta, a participação de outras igrejas, os discípulos de Emaús e Carta de Efésios serão aprofundados ao longo dos três dias. A formação, em cada dia, contará a seguinte metodologia: acolhida, palavra de fraternidade, primeira e segunda partilhas, interação com os participantes, gesto concreto e bênção do dia.

A formação contará com o aprofundamento do padre Paulo Renato Campos, assessor político da CNBB, pastora Sônia Mota, do Cese, padre Marcus Barbosa, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB e subsecretário adjunto de pastoral da entidade, pastor Eliel Batista, representante da Igreja Betesda, Janaina Gonçalves e Lucília Dias Furtado, analista de pastoral. Pastores e pastoras, padres e bispos das Igrejas que integram o Conic também participam desta formação.

CNBB Nacional

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se