A Província Eclesiástica de Mariana, que compreende as Arquidiocese e Dioceses de Mariana, Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano, se reuniu na quinta-feira (16). O evento ocorreu em Governador Valadares (MG) e teve como tema central a partilha da experiência Sinodal e a Campanha da Fraternidade 2023.
A reunião contou com a presença de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana; Dom Antônio Carlos Félix, Bispo de Governador Valares; Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo de Itabira/Coronel Fabriciano, padres, diáconos e agentes de pastoral. Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo de Caratinga, teve sua ausência justificada e foi representado pelo Pe. José Carlos de Oliveira, Vigário Geral da Diocese de Caratinga.
Durante o evento, o coordenador Wellington Azevedo do projeto de Assessoria Técnica Independente, da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, fez uma apresentação sobre a iniciativa. O projeto visa prestar assessoria aos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão, em busca de seus direitos junto aos responsáveis pelo crime ocorrido em 2015.
Em um segundo momento, as reflexões apontadas sobre os temas centrais da reunião foram refletidas. Cada Diocese pôde, através de um representante, expor como as Igrejas Particulares da Província de Mariana têm recebido e trabalhado os temas da Campanha da Fraternidade 2023 e do Sínodo 2021-2023, assim como os frutos pastorais que esperam colher.
Após os comunicados e a bênção final, o encontro encerrou-se com o almoço. A próxima reunião da Província Eclesiástica de Mariana acontecerá no dia 28 de setembro, na cidade de João Monlevade, Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.
Com informações do setor de jornalismo da Diocese de Governador Valadares