(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             Atividades em tempo de pandemia serão abordadas durante o Fórum das Pastorais Sociais
Atividades em tempo de pandemia serão abordadas durante o Fórum das Pastorais Sociais 29 de Outubro de 2021 Comissões
A a     

Para promover um momento de escuta das atividades das Pastorais, Movimentos e Organismos Sociais, a Comissão para a Ação Transformadora do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará uma nova edição do Fórum das Pastorais Sociais. O evento será em formato on-line entre os dias 3 e 5 novembro, 19h30 às 21h, através do Zoom.

Neste ano, o Fórum trará para reflexão o tema “As Pastorais Sociais em tempo de pandemia” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc10, 33-34). A assessoria será feita pelo Pe. Marcelo Moreira Santiago, do clero da Arquidiocese de Mariana, que apontará os avanços, desafios e rumos para as Pastorais Sociais de Minas Gerais.

De acordo com o Bispo Diocesano de Guanhães (MG) e Bispo referencial da Comissão para a Ação Social Transformadora, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, a expectativa é que o encontro seja repleto de espiritualidade e fortalecimento dos(as) agentes das Pastorais Sociais. “Ouviremos cada Pastoral sobre o que fizeram e pretendem fazer neste tempo de pandemia, como expressão de compaixão e cuidado da vida, sobretudo dos mais vulneráveis e de nosso planeta, nossa Casa Comum, tendo como luz iluminadora a Encíclica Laudato Si e a Fratelli Tutti do Papa Francisco”, declarou.

“Que o Espírito Santo nos ilumine para firmamos nossos passos no exercício da compaixão e esperança, como discípulos(as), missionários(as) do Senhor que somos”, finalizou Dom Otacílio.

Programação

Abertura com Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

Fala das Pastorais Sociais (10 minutos para cada Pastoral apresentar sua atuação neste tempo de pandemia): 4 pastorais por noite, a partir das perguntas norteadoras:

- Quais são desafios e respostas a pastoral tem dado para estes desafios?
- Quais foram os aprendizados?
- O que estamos fazendo para mudar a vida das pessoas na pandemia?
- Quais as novidades para depois da pandemia?

Divisão das falas

03 de novembro
Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP
Pastoral Afro-Brasileira
Pastoral da Criança
Pastoral Povo de Rua
Pastoral da Saúde

04 de novembro
Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais
Conselho Indigenista Missionário - CIMI
Pastoral Carcerária
Pastoral da Sobriedade
Pastoral do Surdo

05 de novembro
Comissão Pastoral da Terra - CPT/MG
Pastoral da AIDS
Pastoral do Menor
Pastoral Operária
Pastoral da Pessoa Idosa

Reflexão apontando avanços desafios e rumos para as Pastorais - Pe. Marcelo Moreira Santiago, do clero da Arquidiocese de Mariana (MG)

Oração Final

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se