(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Atingidos da barragem de Fundão, em Mariana (MG), participam de julgamento no TJMG
Atingidos da barragem de Fundão, em Mariana (MG), participam de julgamento no TJMG 06 de Fevereiro de 2020 Notícias
A a     

Um grupo de atingidos pela barragem de Fundão, em Mariana, esteve no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, nesta terça-feira(4), para acompanhar o julgamento de recurso feito pelas mineradoras contra a liberação do valor para o pagamento da Matriz de Danos dos atingidos. Além de acompanhar o julgamento, o grupo, de cerca de 30 atingidos das comunidades de Paracatu de Baixo, Bento Rodrigues, Pedras e Paracatu de Cima, expôs faixas e entregou um manifesto para as pessoas que entravam no TJMG.

No documento, eles reivindicam que a empresa reconheça e cumpra os valores estabelecidos na Matriz de Danos elaborada pela Cáritas Regional Minas Gerais, assessoria técnica de confiança dos atingidos, por meio de estudos junto a universidades e parceiros. Contando com a participação dos próprios atingidos em sua elaboração, a Matriz de Danos é um instrumento que visa valorar os danos sofridos com o rompimento da barragem de Fundão (Mariana, 2015), cujo objetivo é embasar as indenizações, contribuindo para que a reparação seja a mais justa possível.

Na sessão, o desembargador Habib Felippe Jabour pediu vistas do processo, sendo o julgamento remarcado para o próximo dia 11 de fevereiro. Parte das pessoas atingidas não conseguiram participar da sessão devido à lotação do plenário. Diante disso, o desembargador Marcelo Rodrigues, presidente da 2ª Câmara Cível, na qual aconteceu o julgamento, afirmou que o TJ prima pela transparência e os julgamentos são públicos, alegando que irá pleitear um plenário maior para a próxima sessão.

Conheça o manifesto “Matriz de Danos dos atingidos: esperança de uma indenização justa”, elaborado pelos atingidos pela barragem de Fundão de Mariana.

*Por Cáritas Regional Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se