(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             Arquidiocese de Montes Claros completa 110 anos de criação
Arquidiocese de Montes Claros completa 110 anos de criação 12 de Dezembro de 2020 Arquidioceses e Dioceses
A a     

Arquidiocese de Montes Claros (MG) celebrou, nesta quinta-feira (10), 110 anos de criação da Diocese. A data, que também marcou o início de nova estrutura de governo da Igreja Particular, novas nomeações, criação de novas paróquias e reorganização de novas comunidades, foi celebrada com duas missas, uma pela manhã com o clero e outra no início da noite aberta a todo o povo.

Dom João Justino de Medeiros silva, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, manifestou, durante as celebrações e mensagens enviadas, sua gratidão a todos que contribuíram e contribuem para a construção dessa história missionária no Norte de Minas. Apresentou novas propostas para que a Igreja Católica continue seu trabalho fecundo e manifestou como sonha que seja o caminho a partir desses 110 anos. “Ao celebrarmos os 110 anos de criação da Diocese de Montes Claros temos a oportunidade de agradecer pela bonita história desta Igreja, bem como a oportunidade de dar novos passos na direção de uma Igreja sempre mais missionária e servidora. O ânimo para a missão evangelizadora é revigorado e novos horizontes se abrem. Contamos hoje com número muito expressivo de padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Louvamos e agradecemos ao Senhor. ”, afirmou dom João.

Durante a celebração com o clero da Arquidiocese, o Arcebispo, recebeu a profissão de fé e o juramento de fidelidade dos nomeados para novos serviços que foram comunicados no dia 12 de novembro, alguns que fazem parte da nova estrutura de governo da Arquidiocese. O novo Vigário Geral, o monsenhor Silvestre José de Melo, que também recebeu o agradecimento pelos muitos anos dedicados ao Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. O novo Reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, o padre Harlley Caldeira Mourão. Com a opção pela criação de dois Vicariatos Episcopais: o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral e o Vicariato Episcopal para a Ação Social, assim nomeou o padre Genivaldo Lopes Soares, MSF, e o para Jair Pereira da Silva, respectivamente. Como Assistente Episcopal para os Presbíteros nomeou o padre Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo) e Assistente Episcopal para os Diáconos o monsenhor Silvestre José de Melo. Vice-chanceler o padre Reginaldo Wagner Santos. Para acompanhar as celebrações arquidiocesanas presididas pelo Arcebispo, o padre André Cardoso Duarte. E o padre Fernando Soares de Almeida como novo Assistente Eclesiástico da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese de Montes Claros.

 

Ao final das celebrações e a pedido de dom João Justino foram distribuídas 220 mudas de ipês, 110 na celebração da manhã e 110 na celebração da noite. As mudas de ipês são da Casa de Pastoral, casa de retiros da Arquidiocese, e foram distribuídas com a intensão de que sejam espalhadas por toda a região e onde forem plantadas sejam lembradas como sinal de fé. Junto da lembrança a mensagem que marcou a data: “Arquidiocese de Montes Claros, uma semente que floresce”.

História

Na primeira metade do século XIX, a então diocese de Montes Claros estava inserida entre as grandes áreas subordinadas ao arcebispado da Bahia, situação que só se alterou com a criação da Diocese de Diamantina em 1854. Porém, com todas as melhorias advindas desse período, ainda persistia o problema das grandes distâncias e da falta de padres e recursos. A criação da Diocese de Montes Claros se deu no ano de 1910 pela Bula Postulat Sanede Pio X, por iniciativa do bispo coadjutor de Diamantina, Dom Joaquim Silvério de Souza. Iniciativa que foi abraçada pelos religiosos Premonstratenses já presentes na região, valendo-se, sobretudo, do periódico religioso (“A Verdade”) que haviam criado na futura sede do novo bispado. Logo, no oitavo dia do mês de novembro de 1911, tomava posse o Primeiro bispo de Montes Claros: Dom João Antônio Pimenta.

Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
Fotos: Laura Tupinambá

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se