A Mitra Arquidiocesana de Diamantina é uma organização comprometida com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018), preservando a transparência e respeito com todos. Por isso, a Arquidiocese realizou um encontro virtual com colaboradores das paróquias para reforçar a conscientização de todos sobre a Lei.
Para adequação com a LGPD serão necessárias várias etapas de trabalho, e a primeira delas envolve os colaboradores na capacitação e nivelamento.
Durante a reunião foi explicado como a Lei impactará nas rotinas administrativas ao lidar com informações e/ou dados dos paroquianos em cada comunidade e demonstrado na prática, através do sistema paroquial, como será feita a adequação da LGPD. Ao final, foram oferecidas orientações a respeito do processamento dos dados pessoais e direcionamentos sobre boas práticas no ambiente de trabalho para tentar garantir a segurança da informação.
Participaram da reunião: padre Renato Diniz, ecônomo da Arquidiocese; Clayton, colaborador da Theós - sistema de gerenciamento paroquial; Andreza Lemos Meira, encarregada de Dados da Arquidiocese e todas as paróquias de Diamantina, num total de 66 pessoas on-line.
Comunicação da Arquidiocese de Diamantina