(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Notícia
            Notícias             Notícias             A imposição do pálio ao Arcebispo de Vitória
A imposição do pálio ao Arcebispo de Vitória 29 de Agosto de 2019 Arquidioceses e Dioceses
A a     

A Celebração Eucarística de imposição do pálio ao Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, aconteceu na manhã deste domingo na Catedral Metropolitana de Vitória. O núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, veio a Vitória especialmente para a cerimônia, que teve início quando ele foi recebido na entrada principal da Catedral, juntamente com o arcebispo Dom Dario Campos, pelo pároco Pe. Renato Criste.

Ao entrar, o núncio, acompanhado por padre Renato e Dom Dario, aspergiu água benta nos fieis, e em seguida, os três se dirigiram até a Capela do Santíssimo para um momento de oração e depois voltaram para a sacristia.

Ajoelhado em frente ao Núncio Apostólico, Dom Dario fez sua profissão de fé e juramento, e teve o palio imposto sobre seus ombros. A  veste litúrgica foi levada até o altar durante a procissão de entrada e, em seguida, iniciou-se a  cerimônia de imposição do pálio a Dom Dario.

Em seguida, Dom Dario levantou-se, cumprimentou Dom Giovanni com um abraço e saudou os fiéis, passando a presidir a Celebração. Antes de iniciar sua reflexão, após as leituras, Dom Giovanni saudou a todos e disse que estava trazendo também uma grande saudação do Papa Francisco a todos.

“Ele iniciou fazendo uma reflexão sobre a primeira parte do Evangelho, quando o Senhor nos fala que precisamos fazer todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, mas que quando queremos entrar, ele inicialmente é duro conosco.

 

“O Senhor diz que não podemos entrar porque não praticamos a justiça. Existe uma relação entre a justiça e a porta estreita. Fazer justiça significa fazer a vontade de Deus, ser justo e sobretudo na frente de Deus, para depois sermos justos na frente dos homens. Justiça é amar, é considerar o outro igual a mim. Ser justo significa amar o próximo. E só nesse momento a porta se abre para que a gente entre. A porta na qual todos nós queremos entrar é a porta da eternidade. O Senhor é duro no começo, mas depois faz o convite a cada um de nós, para sermos justos na frente de Deus. Para isso é preciso sermos justo uns com os outros”, comentou.

Em seguida, Dom Giovanni continuou falando do amor de Deus, afirmando que um dos sinais desse amor para conosco, enquanto comunidade católica, é que Ele nos dá “apóstolos”, que continuam a missão dos santos apóstolos, dando nos os bispos, os padres, os religiosos.

“A Igreja deu a Vitória um novo arcebispo, e hoje está lhe impondo o pálio como sinal de unidade. Devemos ficar felizes com esse gesto de amor de Deus e retribuir esse gesto amando a Deus através da pessoa do bispo e tudo que ele significa”, refletiu.

Por Arquidiocese de Vitória

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se