(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce
5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce 15 de Julho de 2020 Pastorais
A a     

Por observância às orientações relativas à pandemia, a preparação para a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce acontecerá virtualmente, mas nem por isso ela deixará de ser como nos demais anos, uma oportunidade de encontro com profundas reflexões acerca da nossa Casa Comum.

Sob o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”, celebraremos também os 5 anos da Carta Laudato Si, do Papa Francisco, um providente manual de desenvolvimento sustentável e do uso correto destes bens de Deus.

Com esta motivação, teremos um Tríduo nos dias 15, 16 e 17 de julho, todos os dias das 19h às 20h30. No primeiro dia será abordado o tema da Igreja e Mineração, uma questão espiritual e de justiça sócio ambiental que será conduzido pela Arquidiocese de Mariana.

No segundo dia, com a Diocese de Valadares e Caratinga meditaremos sobre a Igreja e Mineração, uma questão espiritual por uma Ecologia Integral, e no terceiro dia será a participação da nossa Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, onde abordaremos Igreja e Mineração, uma questão espiritual, lugar de vivencia da justiça do reino. Por fim, no domingo, dia 19 de julho, encerraremos nossa programação com a Santa Missa presidida por Dom Otacílio Ferreira direto da Catedral de Guanhães às 10h.

Clique aqui e leia carta de Dom Otacílio, bispo da Diocese de Guanhães e bispo referencial da Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora do Regional Leste 2, sobre a 5ª Romaria.

Precisamos nos conscientizar cada vez mais da urgência do cuidado da casa comum e planejar nossas ações para ações em prol de uma ecologia integral em vista da justiça sócio ambiental. Participe conosco através dos canais da Cáritas Minas Gerais e da Diocese de Guanhães, nossa anfitriã neste ano. Contamos com você!

Acompanhe a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce:

facebook da Cáritas Minas Gerais

youtube da Cáritas Minas Gerais

facebook da Diocese de Guanhães

 

Reze conosco a Oração para a 5ª Romaria das Águas e da Terra:

Ó Bom Jesus, aos vossos pés, colocamo-nos, confiantes, para celebrar a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Acolhidos em vosso Santuário, em Conceição do Mato Dentro, trazemos a dor e o sofrimento de nossos irmãos e irmãs, diante dos desmandos da mineração, do agronegócio, dos mono cultivos e do consumismo desenfreado, que ceifam vidas, levam, à exaustão, os bens da natureza, poluem a terra, destroem matas e rios, escravizam a mão de obra humana e alimentam uma economia a serviço do lucro e não da vida e dos povos.

Sob a Vossa graça e bênção, fortalecem nossas esperanças e lutas, o testemunho de tantos profetas e profetizas, de ontem e de hoje, de perto e de longe, quais discípulos missionários que doaram suas vidas no anúncio do Evangelho da Vida, na defesa dos povos e do meio ambiente.

Dai-nos coragem, discernimento e perseverança, para responder, à altura, aos muitos desafios a serem enfrentados no compromisso com a vida, a dignidade e a justiça.

Fazei-nos, ó Bom Jesus, instrumentos vossos a serviço da ecologia integral, guardiões da Casa Comum, para realizar vosso Plano de Amor, no cuidado com a Mãe Terra, com as Águas e com a Vida, em prol da regeneração de nossa Bacia do Rio Doce e da construção da sociedade do bem viver e do conviver, sinal do Vosso Reino de Vida, Verdade, Justiça e Paz. Amém!

Fonte Diocese de Itabira

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se