No primeiro dia de maio, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), as pastorais sociais, sindicatos, partidos políticos, movimentos populares da diocese da Campanha se reuniram em Nepomuceno (MG) para celebrar a luta do povo trabalhador.
Em sintonia com a CF 23, com o tema: "Pão para quem tem fome"; e o lema: "Fome de justiça para quem tem pão", os romeiros celebraram esse relevante evento em três momentos: a oração do ofício das comunidades, a caminhada com três paradas e a Celebração Eucarística.
Sob a luz do Espírito Santo, as comunidades rezaram em prece ao Deus da Justiça: "Abre nossos ouvidos para acolher sua Palavra e as nossas mãos para partilhar teus bens".
Na primeira parada da caminhada, à luz da parábola do rico e do pobre Lázaro, houve reflexão sobre a necessidade de conversão do rico e a exigência de profunda transformação social, a fim de criar uma sociedade onde haja partilha de bens entre todos.
Na segunda parada, à luz da canção “Coração Civil”, a comunidade refletiu sobre a construção de uma nova sociedade, de justas relações entre homens e mulheres e entre todas as pessoas que buscam alternativas solidárias.
Na terceira parada foram recordados os direitos presentes na constituição federal, e uma linda ciranda se formou com todo o povo dançando e celebrando essa alegria da CEBs na sua missão.
Na Celebração Eucarística, o bispo da diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, acentuou que o resgate da dignidade humana, especialmente dos desempregados, não pode limitar-se à assistência emergencial, mas exige que todos participem na transformação da sociedade e da economia, promovendo uma ordem voltada para o bem comum.
A festa foi ainda mais completa com a presença do Ícone do 15? Intereclesial das CEBs, que vai acontecer em Rondonópolis (MT), em julho desse ano.
Texto: Paulo Cezar Rosa / Fotos: Pascom - Paróquia São João Nepomuceno