(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             1ª Reunião da CEPCE conta com participação de membros do Regional Leste 2
1ª Reunião da CEPCE conta com participação de membros do Regional Leste 2 03 de Fevereiro de 2020 Pastorais
A a     

Ocorreu em Brasília (DF) entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, no Centro Cultural Missionário, a 1ª Reunião de Colaboradores da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação (CEPCE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Reunindo bispos, padres, religiosos(as) e leigos(as) que desenvolvem ações pastorais no âmbito da educação e da cultura, a programação da reunião teve encontros específicos dos colaboradores dos setores: Bens Culturais, Cultura, Educação, Ensino Religioso e o Universidades.

Na sexta-feira, dia 31, as atividades se iniciaram com o lançamento, na sede da CNBB, do Pacto Educativo Global no Brasil, que propõe trabalhar com intensidade no país a iniciativa do Papa Francisco de firmar um pacto com educadores do mundo inteiro por uma nova educação.

Com a iniciativa de reunir colaboradores nacionais dos Regionais e (Arqui)Dioceses de todo o país, o evento contou com atividades em comum para todos os participantes, como análises de conjuntura do contexto político, educacional e cultural do Brasil, e também debates sobre específicos que constituem-se como centrais para a missão evangelizadora em cada âmbito. Os temas foram: Setor de Bens Culturais foi “Bens Culturais e Captação de Recursos”, Setor Cultura “Implantação da Pastoral da Cultura”, Setor Educação “Pastoral da Educação na Escola Pública”, Setor Ensino Religioso “Confessionalidade do Ensino Religioso” e do Setor Universidades “Saúde Mental na Educação Superior”.

 

Na reunião, o Regional Leste 2 foi representado por Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da CEPCE, Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e referencial para o Setor Cultura. Também estiveram presentes o assessor nacional do Setor Cultura, Padre Luciano da Silva Roberto, o assessor nacional do Setor Educação, Padre Júlio César Evangelista, o assessor da Pastoral da Educação no Regional Leste 2, Padre Edecildo do Prado, os professores Anderson Batista Mendes e Marilson Simões, da Pastoral da Educação e da Pastoral Universitária no Estado do Espírito Santo, Ismael Deyber Silva, secretário regional de articulação da Pastoral Universitária, Marina de Paula Oliveira e Maria Goretti Gabrich, ambas da Arquidiocese de Belo Horizonte e com atuação no Setor Cultura.

*Com informações de Ismael Deyber Silva

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se