(31) 3224-2434
Notícia
            Notícias             Notícias             1º EDCOM marca celebração do Dia Mundial das Comunicações na Diocese de Caratinga
1º EDCOM marca celebração do Dia Mundial das Comunicações na Diocese de Caratinga 04 de Junho de 2019 Pastorais
A a     

A PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Caratinga realizou neste sábado e domingo, 01 e 02 de junho, o 1º EDCOM (Encontro Diocesano de Comunicação). Durante o evento a pastoral lançou a Cartilha 03- Comunicação e Fotografia Religiosa, realizando um workshop de fotografia religiosa. O evento marcou a celebração diocesana do Dia Mundial das Comunicações Sociais. O encontro foi realizado no Salão São Pedro Julião Eymard no Santuário de Adoração em Caratinga e contou com a presença de agentes que atuam na Pascom nas paróquias e comunidades de toda a diocese.

No primeiro momento foi feito uma reflexão com a Oração do Comunicador pelo agente Stefferson, da Pascom da Paróquia Senhor Bom Jesus de Caratinga. O agente ressaltou a importância do Tema do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais e a mensagem do Papa Francisco para esse dia. A data é lembrada sempre no Domingo em que a Igreja celebra o dia da Ascensão do Senhor, desde o Concílio Vaticano II. A cada comemoração um tema é direcionado às pessoas que trabalham com a comunicação na Igreja. O tema escolhido para este ano de 2019 foi: “Somos membros uns dos outros (Ef 4, 25). Das comunidades de rede à comunidade humana”.

O encontro contou com a presença de vários representantes de diversas paróquias e foranias de nossa diocese, também com a presença do bispo diocesano dom Emanuel Messias de Oliveira, que mesmo com a agenda lotada marcou presença felicitando a todos pelo bom trabalho desenvolvido em todo o processo de comunicação diocesana. O pioneiro e ícone da comunicação em nossa diocese Monsenhor Raul Motta de Oliveira esteve presente no sábado pela manhã. Padre Chrystian, pároco da Paróquia São Sebastião de Orizania , também marcou presença pela manhã do sábado.

A coordenadora da Forania de Manhuaçu, Nayara, realizou uma dinâmica despertando o interesse do agente de pastoral quanto a necessidade e os desafios para anunciar e comunicar o VERBO.

A tarde do sábado dia 01 foi marcada por formação, dinâmica e trabalho de campo sobre a Cartilha 03 e fotografia religiosa, assessorado pela Coordenadora Diocesana Gicélia Azevedo e Alba Soares, redatora da Revista Diretrizes. As 18horas os agentes da PASCOM se dirigiram até a Catedral de São João Batista onde a Celebração Eucarística pelo pároco e assessor diocesano de Comunicação, Pe. Moacir Ramos Nogueira, marcou o ápice do encontro, celebrando o 53º DMCS (Dia Mundial das Comunicações Sociais).

No dia 02 de junho iniciamos o domingo refletindo sobre o papel do comunicador através da oração, momento de grande espiritualidade conduzido por Regina, agente da Pascom de Santa Margarida.
Momento de destaque a esse encontro foi o Workshop de Fotografia Religiosa assessorado pela renomada Fotógrafa Roberta Paiva e equipe. Momento rico de aprendizagem e descobertas.

O assessor diocesano de comunicação da diocese, Pe. Moacir Ramos Nogueira entregou aos participantes do workshop de fotografia um certificado perfazendo um total de 10 horas de formação pastoral e 4 horas de fotografia.
Os padres Marlone Pedrosa, Hernaldo Farias SSS, Vitorio Baggi SSS e Jesus Mateus SSS, também estiveram presentes ao EDCOM.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se