(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Notícia
            Notícias             Notícias             "A proposta educativa de Francisco” será abordada em 15º Encontro da Pastoral da Educação na Diocese de Colatina (ES)
"A proposta educativa de Francisco” será abordada em 15º Encontro da Pastoral da Educação na Diocese de Colatina (ES) 23 de Setembro de 2020 Arquidioceses e Dioceses
A a     

No ano da celebração dos 30 anos de instalação da Diocese de Colatina (ES), o 15° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação acontecerá no próximo dia 24 de setembro, quinta-feira, às 19h, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, e terá como tema “A proposta educativa de Francisco” e lema “A aldeia que educa”.

Acolhendo o instigante convite do Papa Francisco para participar do Pacto Global pela Educação, esta edição do encontro deseja motivar os(as) educadores(as) dos ambientes da família, da escola e da sociedade a compreender, de forma lúdica, o que vem a ser a proposta deste pacto.

 

Papa Francisco é um ícone de educador. Isso não apenas pela sua formação e experiência em sala de aula ou pelo apoio às inúmeras iniciativas em favor da educação como bispo auxiliar e arcebispo de Buenos Aires, mas sobretudo porque trouxe para seu Pontificado uma especial atenção com a educação.

Ao propor a celebração de um Pacto Educativo Global, o Papa Francisco reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas comprometidas com o bem comum. Inspira-se no provérbio da sabedoria africana, que afirma que “para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira”. A aldeia é uma forma de organizar a sociedade baseada na corresponsabilidade, ou seja, na grave consciência de que cada morador, cada ator social, cada pessoa com suas habilidades e possibilidades tem sua responsabilidade nos processos e avanços daquela comunidade.

Para o 15° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, convidamos a todos a aguçar os ouvidos, preparar os corações, animar a sensibilidade para ouvir a sabedoria de algumas histórias, canções e reflexões, junto com “Histórias Encantadas” de Cacá (Claudia Tardin), professora dos cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras da Faculdade Castelo Branco, atua na Secretaria Municipal de Educação de Colatina como formadora de professores e coordenadora das ações do Projeto Pirlimpimpim e Renan Peruggia, músico, professor de música, formador de professores, palestrante e contador de histórias.

Participe através do Facebook ou Youtube

Nas aldeias, é muito comum que pessoas de diferentes idades se reúnam em torno do contador de histórias. Por que será que isso acontece? É que a comunicação humana é feita por histórias desde sempre. Elas narram o que é genuinamente humano, falam de nós mesmos. Por isso, precisamos tanto delas. Vivemos esta relação positiva com as narrativas porque elas nos encurvam à condição de pessoas com cultura.

As histórias da literatura, antes de estarem nos livros, um dia foram entoadas, cantadas, dançadas, declamadas. A arte literária oferece a adultos e crianças a linguagem nutritiva e afetuosa das narrativas que nos fazem refletir e perceber a cultura em que vivemos por meio das vozes que narram as aventuras e desventuras da vida humana. Assim, contar e ouvir histórias significa dividir sonhos, imaginação, fantasia e verdades de uma forma simples e emocionante. Além disso, estar junto ao outro é promover um encontro, é também uma oportunidade de comunicar não somente conteúdos, mas hábitos e valores. Lá no fundo, bem lá no fundo da memória, existem vozes que cantam e contam histórias. É só fechar os olhos e lembrar, que quase podemos ouvi-las.

Você não pode perder esta edição do encontro diocesano da Pastoral da Educação, que será virtual, transmitido pelas redes sociais da Diocese de Colatina e do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde!

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se