(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Indicações Pastorais 2019-2023
            Institucional             Indicações Pastorais 2019-2023      

A Assembleia Regional de Pastoral aprovou em 13 de novembro de 2019, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Minas Gerais e no Espírito Santo (2019-2023). Os eixos conduzirão os trabalhos Pastorais do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos próximos quatro anos.

Baseada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB entre 1 e 10 de maio de 2019, em Aparecida (SP), o Regional Leste 2 trouxe as indicações do episcopado brasileiro para a realidade dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

 

CASA PILAR DA PALAVRA:
1. Promover a animação bíblica da ação pastoral, através da leitura orante da Sagrada Escritura nos grupos eclesiais e na Celebração da Palavra de Deus;
2. Oferecer formação centrada na Palavra de Deus, partindo do anúncio explícito de Jesus Cristo, que proporcione um caminho de iniciação à vida cristã, num processo contínuo, formando para o testemunho e o compromisso missionário.


CASA PILAR DO PÃO:
1. Fortalecer e incentivar a Pastoral Litúrgica por meio de uma formação mistagógica que favoreça uma espiritualidade verdadeira e dialogal às assembleias litúrgicas e sua imersão no mistério trinitário, valorizando as expressões genuínas da piedade popular e a realidade do Povo de Deus, respondendo aos desafios da cultura urbana;
2. Elaborar subsídios, cartilhas e mídias para TV, redes sociais e canais de internet, contemplando a relação fecunda entre liturgia e evangelização, com enfoque no canto litúrgico e na arte sacra.


CASA PILAR DA CARIDADE:
1. Motivar os cristãos leigos e leigas, através da articulação dos conselhos de direitos, ao engajamento social na defesa dos direitos humanos, da ecologia integral, da cultura da paz, propondo e acompanhando políticas públicas, à luz da Doutrina Social da Igreja, para o advento do Reino de Cristo;
2. Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo, levando as comunidades eclesiais missionárias, no espírito de uma Igreja samaritana, ao compromisso com a cultura da vida, da caridade e da paz, através de ações sociotransformadoras.

 

CASA PILAR DA AÇÃO MISSIONÁRIA:
1. Investir nos diversos Conselhos Missionários e na missão ad gentes, para dinamizar as Comunidades Eclesiais Missionárias e garantir-lhes sua identidade cristã;
2. Despertar a consciência das comunidades, a fim de que valorizem como espaços de missão as periferias geográficas e existenciais, priorizando a pessoa, seu encontro com Jesus Cristo e seu acompanhamento espiritual e social (com especial atenção aos hospitais, presídios e ambientes de educação).

Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se