(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Artigo
            Publicações             Artigos             Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus 24 de Junho de 2022 Dom Eurico dos Santos Veloso Artigo dos Bispos “O mistério do Coração de Jesus é o mistério do homem traspassado"
Dom Eurico dos Santos Veloso
Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
A a     

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos recorda sobre a abundância de Amor que o Altíssimo teve por todos nós, onde somos agraciados pelo Sangue e Água de Jesus Cristo em expiação dos nossos pecados e sinal de reconciliação para com Deus. “Todas as Bênçãos que, do Céu, a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus derrama sobre as almas dos Fiéis, purificando-os, trazendo-lhes uma grata consolação celeste e exortando-os a alcançar todas as virtudes, são verdadeiramente inumeráveis” (Papa Pio XII).

Santa Margaria Maria Alacoque teve a revelação do Sagrado Coração de Jesus, a qual ela foi uma fiel difusora desta devoção. A ela, Jesus revela o Tríplice Plano de Salvação: “Primeiro, atrair os corações endurecidos dos pecadores e retirá-los assim do abismo da perdição. Deverão, depois, expor e venerar a sua imagem, em particular nas primeiras sextas-feiras de cada mês e consagrar-se a ele com confiança. Em troca, afastará deles os castigos merecidos por seus pecados, derramará sobre eles os tesouros incomparáveis de suas graças e tornar-se-á para eles ‘um lugar de refúgio, uma fortaleza e um asilo seguro para a vida toda e principalmente na hora da morte’. Reconduzir, depois, as comunidades ao fervor e à caridade. Para isso, além do culto da imagem, procurarão estes grupos unir-se ao divino Coração e lhe imitar as virtudes. O exercício específico de sua devoção, porém, consistirá na prática da caridade fraterna. Enfim, santificar no mais alto grau as almas eleitas que vão viver a fundo todas as exigências de sua consagração ao Sagrado Coração: cabal renúncia a si mesmo, humildade e pureza de intenção, conformidade à vontade divina, confiança e abandono, aceitação amorosa da cruz. Por conseguinte, o Coração de Jesus será para essas almas “a fonte inesgotável de todos os bens e de toda sorte de delícias” (http://aomej.org.br/sagrado-coracao-de-jesus - acesso em 23 de junho de 2022).

“O Coração do Homem-Deus não julga os corações humanos. O Coração chama. O Coração «convida». Com este fim foi aberto com a lança do soldado” (São João Paulo II), assim o Coração Transpassado pela lança não perdeu o Amor, ao contrário, difundiu ainda mais o Verdadeiro Amor, Ágape. “O Sagrado Coração de Jesus, transpassado pelos nossos pecados e para nossa salvação, é considerado sinal e símbolo por excelência… daquele amor com que o divino Redentor ama sem cessar o eterno Pai e todos os homens” (cf. Catecismo §478).

Que a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus possa suscitar em nossos corações a mansidão da Graça do Amor de Deus, sendo este Coração a Fonte vivia que fortalece a nossa caminhada para a difusão do Reino de Amor. “Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua Divindade e Bondade” (Santa Margarida Maria de Alacoque).

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!

Saudações em Cristo!

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se