(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Artigo
            Publicações             Artigos             Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus 19 de Junho de 2020 Dom Eurico dos Santos Veloso Artigo dos Bispos “O Sagrado Coração de Jesus, transpassado pelos nossos pecados e para nossa salvação, é considerado sinal e símbolo por excelência… daquele amor com que o divino Redentor ama sem cessar o eterno Pai e todos os homens.” (cf. O Catecismo §478)
Dom Eurico dos Santos Veloso
Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
A a     

Neste dia 19 de junho de 2020 a Liturgia da Mãe Igreja nos convida a celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta Solenidade nos mostra que “a festa do Coração de Cristo conduz a essência do cristianismo: a pessoa de Jesus, Filho de Deus e Salvador do mundo, manifestado no mistério mais íntimo do seu ser, nas profundezas de onde brotam todas as suas palavras e ações: seu amor filial e fraterno até a morte” (cf. Missal Dominical – Missal da Assembleia Cristã).

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus com São João Evangelista ao pé da Cruz, quando um soldado romano com uma lança atravessou o lado de Jesus. “E de seu coração aberto jorrou sangue e água”. Dessa maneira Jesus revelou seu amor e sua doação por nós. O Coração de Jesus conhece a fundo a cada um de nós e se revela como um coração bondoso e misericordioso. Jesus nos diz “vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei”. (http://aomej.org.br/sagrado-coracao-de-jesus - acesso em 17 de junho de 2020).

“O mistério do coração abre-se através das feridas do corpo; abre-se o grande mistério da piedade, abem-se as entranhas de misericórdia do nosso Deus.” (São Bernardo). Este mistério de amor do Sagrado Coração de Jesus foi propagado sua devoção através de Santa Margarida Maria Alacoque, onde teve uma revelação de Cristo: “Meu coração Divino está inflamando de amor pelos homens e por ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração”. Assim nasceu a festa do Sagrado Coração de Jesus. (http://aomej.org.br/sagrado-coracao-de-jesus - acesso em 17 de junho de 2020).

Em 1675, Santa Margarida Maria Alacoque, teve o mais insigne prelúdio, onde Jesus pediu que estabelecesse uma festa para honrar o Seu Coração a sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, comungando-se nesse dia e buscando desagravá-lo com atos fervorosos (http://aomej.org.br/sagrado-coracao-de-jesus - acesso em 17 de junho de 2020). Porém, a difusão universal desta festa ocorrera, somente, a partir de 1856.

Ora, celebrar esta solenidade é vivenciar, acima de tudo, o AMOR. Afinal, “foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados” (1Jo 4, 9 – 10).

Enfim, tenhamos a certeza, através da devoção do Sagrado Coração de Jesus, que nos proporcione o verdadeiro alívio das nossas dores, a alegria no amor e a fé na salvação. E nas palavras de Santa Margarida Maria Alacoque: “Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em tua bondade.”

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!

Saudações em Cristo!   

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se