(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Artigo
            Publicações             Artigos             Sob o olhar da Mãe Maria iniciamos 2021!
Sob o olhar da Mãe Maria iniciamos 2021! 04 de Janeiro de 2021 Dom Eurico dos Santos Veloso Artigo dos Bispos
Dom Eurico dos Santos Veloso
Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
A a     

Mais um ano se inicia. Com o ano da graça de 2021 volvemos nossos corações para a Solenidade de Santa Mãe de Deus, Maria. Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas, ainda que todas importantes. Celebra-se, em primeiro lugar, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu “sim” ao projeto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador. Celebra-se, em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa São Paulo VI propôs aos homens de boa vontade que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. Celebra-se, finalmente, o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama, que em cada dia nos cumula da sua bênção e nos oferece a vida em plenitude.

As leituras que hoje nos são propostas exploram, portanto, estas diversas coordenadas. Elas evocam esta multiplicidade de temas e de celebrações.

Na primeira leitura(Nm 6,22-27), sublinha-se a dimensão da presença contínua de Deus na nossa caminhada e recorda-se que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude.

Na segunda leitura(Gl 4,4-7), a liturgia evoca, outra vez, o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus “filhos”. É nessa situação privilegiada de “filhos” livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-lhe “abbá” (“papá”).

O Evangelho mostra como a chegada do projeto libertador de Deus (que se tornou realidade plena no nosso mundo através de Jesus) provoca alegria e felicidade naqueles que não têm outra possibilidade de acesso à salvação: os pobres e os marginalizados. Convida-nos também a louvar a Deus pelo seu amor e a testemunhar o desígnio libertador de Deus no meio dos homens. Maria, a mulher que proporcionou o nosso encontro com Jesus, é o modelo do crente que é sensível aos projetos de Deus, que sabe ler os seus sinais na história, que aceita acolher a proposta de Deus no coração e que colabora com Deus na concretização do projeto divino de salvação para o mundo.

Elevemos a Deus nosso canto de bênção, pedindo a paz e a alegria sobre todos os homens de boa vontade. Bênção, paz e alegria três verdades bíblicas quer inspiram-nos a celebrar esta Solenidade com maior ardor. A bênção de Deus sobre o seu povo é derramada com largueza, guardando-o e dando-lhe a paz. Assim, a terra exulta de alegria e, por isso, Deus é louvado nações(Sl 66). O exemplo mais belo, que reúne em si todas estas dádivas, é, sem dúvida, a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe. Em Santa Maria, o Senhor vem visitar-nos, quando “na plenitude dos tempos” envia seu Filho que faz de todos nós herdeiros do seu amor(Gl 4,4.7).

Unidos aos pastores, corramos pressurosos a fim de aprendermos a meditar nos corações os mistérios que nos foram revelados. Com Maria, entramos em um novo santuário. Um santuário preparado por Deus para que tenhamos a coragem de trilhar um ano de 2021 sob o seu olhar e a sua proteção. Senhora, invocada por tantos nomes, encoraja-nos desde a simplicidade de Belém, a fim de que nos alegremos com as maravilhas que nos são contadas.

Sob o olhar da Mãe Maria iniciamos 2021! Por isso, com Maria Santíssima, que nos dá a sua presença apontando para o seu Filho Jesus, possamos rezar: “Ao Rei dos séculos imortal e invisível honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém”.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se