(31) 3224-2434
Artigo
            Publicações             Artigos             Sob a proteção de Maria
Sob a proteção de Maria 08 de Julho de 2019 Dom Eurico dos Santos Veloso Artigo dos Bispos Tu és a glória de Jerusalém; Tu és a alegria de Israel, tu és a honra de nosso povo (cf. Jt 15,10)
Dom Eurico dos Santos Veloso
Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
A a     

Estamos no mês de Julho: no Brasil é tempo, para os estudantes, de férias escolares. Vamos iluminar este mês sob a proteção de Maria Santíssima, a Virgem de Nossa Senhora do Carmo, que comemoraremos no próximo dia 16 de julho e cuja a novena preparatória inicia-se no domingo, dia 07 de Julho.

Nossa Senhora do Carmo “Tu és a glória de Jerusalém; Tu és a alegria de Israel, tu és a honra de nosso povo” (cf. Jt 15,10) Devemos atribuir a Nossa Senhora, em uníssono com a Liturgia, o cântico do Profeta: “Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas joias” (Is 61,10). Essas palavras, que são como que um prelúdio do Magnificat (cf. Lc 1,46, 55), manifestam bem claramente o reconhecimento da Virgem Maria pelos privilégios com que Deus a adornou, preparando-a para ser a Mãe do Seu divino Filho. Na verdade, dela, como de um jardim maravilhoso, “o Senhor fará germinar a justiça” (Is 61,11), isto é, “Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção” (1 Cor 1,30).

A Virgem do Carmo escuta a Palavra de Deus ou canta Seus louvores, medita, “conservando todas as coisas em seu coração” (Lc 1,19), tudo o que via e ouvia de Jesus, ou então faz-Lhe ver, com extrema delicadeza, as necessidades alheias ou, também, pede o Espírito Santo para a Igreja nascente. A atitude orante da Virgem Maria representa, com evidência, o carisma do Carmelo, que, seguindo seus passos, situa a oração no centro da sua vida como meio essencial de união com Deus e de apostolado fecundo. Por essa razão, o Carmelo é todo mariano e contempla em Nossa Senhora o modelo e guia da sua vida de oração.

Quero me unir a todos os Carmelitanos e Carmelitanas que de Norte a Sul, de Leste a Oeste, devotos da Mãe Maria dão vivo testemunho mariano repetindo as palavras benditas da Virgem Santíssima: “Fazei Tudo o que Ele vos disser!”.

Essas palavras de Nossa Senhora que remetem ao nosso coração a obediência única e exclusiva à vontade de Deus nos remete a parábola do Bom Samaritano como centro incandescente do Evangelho da Vida, que se sintetiza em uma só palavra: “COMPAIXÃO”. A própria Igreja nada mais é que uma “invenção” da compaixão de Cristo pela humanidade sofredora.

Nestes dias em que preparamos para celebrar a festa de Nossa Senhora do Carmo devemos repetir em nosso íntimo as duas perguntas do doutor da Lei: o que devemos fazer par sermos reconhecidos como discípulos de Cristo? Quem é o próximo que devemos acolher e servir? Pois bem, o próprio Senhor Jesus nos recorda que não existem respostas claras, evidentes e válidas para estas duas perguntas, apesar de tudo e para termos a consciência em paz. A compaixão é a arte da nossa humanidade e o termômetro infalível da nossa fidelidade batismal. Sejamos como Maria Santíssima, que no seguimento do seu amado filho Jesus, nos ensina a espalhar o bom odor da caridade cristã, ou seja, a compaixão de Cristo por todos os homens e mulheres para que estes deem testemunho do Ressuscitado!

Sigamos a delicadeza de Nossa Senhora nas Bodas de Caná da Galileia. Todos os nossos atos e toda a nossa vida deve ser centrada na admiração dos gestos que fazemos de bondade e de humanidade, que, dia a dia, todos os dias, ocorrem ao nosso redor.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós que recorremos a vós!

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se