(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Artigo
            Publicações             Artigos             Saudemos São Camilo de Lélis e os Administradores Hospitalares
Saudemos São Camilo de Lélis e os Administradores Hospitalares 13 de Julho de 2020 Dom João Bosco Óliver de Faria Artigo dos Bispos "Afinal, devolver a saúde a um doente, é restabelecer sua possibilidade de seguir uma vida plena e feliz"
Dom João Bosco Óliver de Faria
Dom João Bosco Óliver de Faria Arcebispo Emérito de Diamantina - MG
A a     

A Pró-Saúde nasceu para cuidar da saúde das pessoas, a partir da visão pioneira de um grupo liderado pelo padre Niversindo Antônio Cherubin, que atuava para profissionalizar um serviço amparado pela tradição católica de cuidados sociais. O ano era 1967, portanto muito antes do surgimento do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Hoje, 53 anos depois, temos consolidada a importância da gestão hospitalar para a entrega de serviços de excelência no tratamento de enfermidades e no reestabelecimento dos irmãos doentes. É um trabalho que nos orgulha e que renova, diariamente, o nosso compromisso para fazermos mais e melhor. Afinal, devolver a saúde a um doente, é restabelecer sua possibilidade de seguir uma vida plena e feliz ao lado da família.

Este contexto de avanço histórico exalta a importância do Administrador Hospitalar no trabalho desenvolvido pela Pró-Saúde em todo o Brasil. Temos a maior equipe de gestores de saúde do país, que, por meio da missão que nos move, supera os desafios com brilhantismo para que os enfermos possam ter a esperança de superar os momentos de fragilidade que fazem parte da vida.

Esta também era a missão de São Camilo de Léllis, o santo padroeiro dos enfermos e dos hospitais. Tendo sua vida marcada por um tumor incurável no pé, encontrou na solidariedade aos doentes sua motivação cristã. Aos 34 anos de idade, São Camilo foi ordenado sacerdote. Durante 20 anos, administrou a congregação de padres enfermos. Seus últimos anos de vida foram dedicados exclusivamente ao convívio com os doentes, ensinando como os enfermos deveriam ser tratados. Foi canonizado em 1746 pelo Papa Bento XIV. Nas palavras de Papa Francisco, São Camilo de Léllis foi lembrado como “um homem que viveu plenamente o Evangelho do bom samaritano. Fundador dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), patrono dos doentes e do pessoal dos serviços de saúde”.

Por isso, neste dia 14 de julho, em que comemoramos a vida inspiradora de São Camilo de Léllis e o trabalho dos Administradores Hospitalares, exaltemos todos a missão virtuosa de cuidar dos doentes. Especialmente em um momento em que o mundo é duramente afetado pela pandemia da Covid-19, que tem exigido dos gestores de saúde a habilidade para manter os hospitais em pleno funcionamento, dando condições para que os médicos e demais possam garantir assistência de qualidade aos doentes.

Que São Camilo de Léllis esteja presente no dia a dia dos Administradores Hospitalares, dos médicos, dos demais colaboradores que formam essa grande família, que é a Pró-Saúde. A todos, o nosso muito obrigado e que Deus vos proteja.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se