(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Artigo
            Publicações             Artigos             Sábios e entendidos
Sábios e entendidos 30 de Junho de 2020 Dom Paulo Mendes Peixoto Artigo dos Bispos "Eles são sensíveis para acolher as propostas do Reino de Deus"
Dom Paulo Mendes Peixoto
Dom Paulo Mendes Peixoto Arcebispo Metropolitano de Uberaba – MG
A a     

Com a evolução dos tempos a humanidade vem acumulando sabedoria através de variados tipos de experiências, umas positivas e outras negativas, possibilitando o surgimento de posições diferentes entre as pessoas. Disse Jesus em suas palavras: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11,25).

Parece ser difícil entender essa prática de Jesus. É preciso saber o que significa ser sábio e entendido e ser pequenino. Sempre dizemos que a sabedoria é um dom de Deus, mas sim quando é colocada a serviço do bem das pessoas. Essa prática acaba não acontecendo porque há o domínio da vaidade e do endeusamento da sabedoria adquirida, fechando o coração para Deus e o irmão.

Os chamados pequeninos, na visão de Jesus, são as pessoas totalmente despidas de autorreferenciamento, despojadas das vaidades cotidianas e totalmente abertas para acolhimento das propostas do Evangelho. Não que sejam os mais entendidos, mas são aqueles que levam consigo a verdadeira sabedoria divina no coração. Eles são sensíveis para acolher as propostas do Reino de Deus.

Temos na sociedade muitos sábios e entendidos nas coisas do mundo, mas não como sabedoria divina, porque não apontam e nem praticam suas virtudes em benefício do bem comum. O que identifica o saber humano é a capacidade da solidariedade e do comprometimento com a vida das pessoas. Essa foi a prática de Jesus, que revelou sua sabedoria e entendimento nas coisas de Deus.

Diante de um vírus invisível, do covid-19, que se alastra com tanta facilidade, e mata com tamanha rapidez, toda pessoa deve agir com um mínimo de sabedoria, de autodefesa, sabendo entender que a defesa pessoal deve ser também defesa do alheio. Por isto é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde no uso dos meios capazes de conter a elasticidade da contaminação.

Como expressão concreta de sabedoria divina, as pessoas precisam entender que é o Espírito de Cristo quem conduz a existência humana. O seu fardo é leve e suave quando assumido com critérios responsáveis e de abertura para o sentido verdadeiro da vida. Mas quem usa de sabedoria para dificultar o bem viver das pessoas, sem seguir o exemplo de Cristo, alveja a si mesmo.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se